Cotecna compra Laboratório Agronômica, do RS

0
270
Divulgação

A Cotecna – empresa suíça e uma das líderes mundiais no segmento de teste, inspeção e certificação – anunciou a aquisição do Laboratório Agronômica, um dos principais laboratórios de diagnóstico fitossanitário do país, com sede no Rio Grande do Sul.  O valor da compra não foi divulgado pelas empresas. A transação foi concluída na última semana e reuniu representantes das duas empresas em Porto Alegre (RS).

De acordo com o economista Vinicius Oliveira, sócio da Redirection International, que assessorou a transação para a Cotecna, a negociação levou quase um ano para ser concluída e é a primeira aquisição da empresa suíça no Brasil. “A Cotecna tem investido em operações de fusões e aquisições (M&A) como um dos principais caminhos para o seu crescimento. Desde 2014 foram pelo menos doze transações de M&A em todo o mundo e, agora, anuncia sua primeira operação no Brasil. Nós estamos desde 2017 nesta parceria, ajudando a  empresa a mapear e identificar oportunidades como esta no mercado brasileiro”, destaca.

O Laboratório Agronômica é especializado em análises de diagnóstico fitossanitário, análise de produtos de controle biológico para uso agronômico e testes de sementes. A empresa é credenciada pelo Ministério da Agricultura e atua na identificação de pragas no trânsito nacional e internacional de produtos agrícolas. “Esta aquisição representa um passo importante para aumentar nosso portfólio de serviços em testes de agrociências no Brasil, e alavancar essa experiência em nossa rede global de laboratórios”, explica Sebastien Dannaud, CEO da Cotecna.

Vinicius Oliveira lembra que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de alimentos do mundo, o que reforça o papel da Cotecna como um player importante no agronegócio brasileiro. “O país tem avançado muito na pesquisa e no desenvolvimento agropecuário e, com a preocupação mundial pela segurança alimentar, muitas empresas multinacionais e fundos de investimento estão de olho neste setor ”, destaca.

M&A no Agronegócio

No ano passado o Produto Interno Bruto do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em relação a 2020, atingindo a participação de 27,4% do PIB nacional, a maior taxa desde 2004, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-USP) e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Na esteira deste crescimento, somente no ano passado, foram realizadas 78 transações de fusões e aquisições no setor, de acordo com a Transactional Track Record (TTR).

O agronegócio é um dos principais setores atendidos pela Redirection International na assessoria de transações de M&A. Com vasta experiência na área, nos últimos anos, a Redirection atuou em transações importantes do mercado brasileiro, tais como a compra da Frango Granjeiro pela Cooperativa Lar e a aquisição da Granotec pela holandesa Corbion, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!