A Bunge, uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do mundo, e a Target, provedora de soluções de logística e tecnologia com atuação na América do Sul, se associaram para criar a Vector, uma nova empresa com foco na digitalização do processo de contratação de frete rodoviário e outros serviços. As duas empresas colaboraram com sucesso no desenvolvimento do aplicativo de contratação de fretes Vector, lançado no ano passado e utilizado nas operações da Bunge no Brasil. Batizada com o mesmo nome do aplicativo, a nova empresa passa a oferecer, de forma independente, os serviços de logística da plataforma para outros embarcadores, aumentando a produtividade dos motoristas, a partir do mapeamento de corredores e fluxos logísticos para encontrar sinergias que permitam diminuir tempos ociosos para os caminhoneiros e reduzir custos logísticos para os embarcadores.
A plataforma
Vector é a única no mercado que se integra ao sistema operacional do
embarcador, se comunicando com os locais de carga e descarga. Isso permite não
só o agendamento do frete como também a distribuição, via sistema, de todos os
documentos de transporte, garantindo a carga ao motorista sem qualquer
necessidade de contato entre as partes. A solução também elimina uma etapa
presencial do processo, já que a ordem de carregamento é emitida digitalmente,
na hora do aceite do frete no aplicativo.
“Com base
nos dados que temos disponíveis desde que o aplicativo foi lançado sabemos que
a ferramenta não apenas cria colaboração eficiente entre companhias e
motoristas, mas também melhora a qualidade de vida e a renda do caminhoneiro.
Vamos trabalhar para garantir que os motoristas agendem mais viagens e aumentem
sua produtividade”, explica Javier Maciel, CEO da Vector.
Em pouco mais
de um ano, desde que foi implantado na operação da Bunge, Vector possibilitou a
digitalização de praticamente todo o processo de contratação de fretes da
companhia, que movimenta cerca de 25 milhões de toneladas de grãos anualmente
no Brasil. Hoje, os volumes contratados via aplicativo representam 97% de tudo
o que a Bunge transporta pelo modal rodoviário no país. No acumulado desde seu
lançamento, a ferramenta soma 57,5 mil downloads e 48 mil caminhoneiros
cadastrados, tendo viabilizado 557 mil viagens e o pagamento de R$ 2,6 bilhões
em fretes.
“Estamos
liderando um movimento de transformação digital em nossas principais áreas de
negócio e precisávamos de uma solução que fosse muito além de uma simples
vitrine de fretes e que nos apoiasse, de fato, na automação da interação com
nossos parceiros de logística. A combinação do profundo conhecimento em
movimentação de commodities e escala da Bunge com a vocação de serviço,
agilidade e capacidade de resposta da Target foram essenciais para o sucesso do
aplicativo Vector, que agora se torna uma empresa independente”, afirma
Makoto Yokoo, diretor de Logística da Bunge.
A estrutura
societária da Vector prevê que ela aceite outros grandes embarcadores como
sócios. A companhia também tem em seus planos oferecer a motoristas autônomos e
pequenos transportadores o acesso a custos mais competitivos para produtos como
peças automotivas ou serviços de manutenção e, ainda, serviços financeiros,
incluindo financiamento para capital de giro, seguro para cargas e meios de
pagamento. Ao integrar esse ecossistema colaborativo, o motorista passa a fazer
parte de uma comunidade e a Vector usará a força dessa comunidade para oferecer
oportunidades às quais o caminhoneiro não tem acesso quando atua de forma
isolada.