27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasNova empresa de logística Vector

Nova empresa de logística Vector

Soja – Créditos: shurtterstock

A Bunge, uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do mundo, e a Target, provedora de soluções de logística e tecnologia com atuação na América do Sul, se associaram para criar a Vector, uma nova empresa com foco na digitalização do processo de contratação de frete rodoviário e outros serviços. As duas empresas colaboraram com sucesso no desenvolvimento do aplicativo de contratação de fretes Vector, lançado no ano passado e utilizado nas operações da Bunge no Brasil. Batizada com o mesmo nome do aplicativo, a nova empresa passa a oferecer, de forma independente, os serviços de logística da plataforma para outros embarcadores, aumentando a produtividade dos motoristas, a partir do mapeamento de corredores e fluxos logísticos para encontrar sinergias que permitam diminuir tempos ociosos para os caminhoneiros e reduzir custos logísticos para os embarcadores.


A plataforma Vector é a única no mercado que se integra ao sistema operacional do embarcador, se comunicando com os locais de carga e descarga. Isso permite não só o agendamento do frete como também a distribuição, via sistema, de todos os documentos de transporte, garantindo a carga ao motorista sem qualquer necessidade de contato entre as partes. A solução também elimina uma etapa presencial do processo, já que a ordem de carregamento é emitida digitalmente, na hora do aceite do frete no aplicativo.


“Com base nos dados que temos disponíveis desde que o aplicativo foi lançado sabemos que a ferramenta não apenas cria colaboração eficiente entre companhias e motoristas, mas também melhora a qualidade de vida e a renda do caminhoneiro. Vamos trabalhar para garantir que os motoristas agendem mais viagens e aumentem sua produtividade”, explica Javier Maciel, CEO da Vector.


Em pouco mais de um ano, desde que foi implantado na operação da Bunge, Vector possibilitou a digitalização de praticamente todo o processo de contratação de fretes da companhia, que movimenta cerca de 25 milhões de toneladas de grãos anualmente no Brasil. Hoje, os volumes contratados via aplicativo representam 97% de tudo o que a Bunge transporta pelo modal rodoviário no país. No acumulado desde seu lançamento, a ferramenta soma 57,5 mil downloads e 48 mil caminhoneiros cadastrados, tendo viabilizado 557 mil viagens e o pagamento de R$ 2,6 bilhões em fretes.


“Estamos liderando um movimento de transformação digital em nossas principais áreas de negócio e precisávamos de uma solução que fosse muito além de uma simples vitrine de fretes e que nos apoiasse, de fato, na automação da interação com nossos parceiros de logística. A combinação do profundo conhecimento em movimentação de commodities e escala da Bunge com a vocação de serviço, agilidade e capacidade de resposta da Target foram essenciais para o sucesso do aplicativo Vector, que agora se torna uma empresa independente”, afirma Makoto Yokoo, diretor de Logística da Bunge.


A estrutura societária da Vector prevê que ela aceite outros grandes embarcadores como sócios. A companhia também tem em seus planos oferecer a motoristas autônomos e pequenos transportadores o acesso a custos mais competitivos para produtos como peças automotivas ou serviços de manutenção e, ainda, serviços financeiros, incluindo financiamento para capital de giro, seguro para cargas e meios de pagamento. Ao integrar esse ecossistema colaborativo, o motorista passa a fazer parte de uma comunidade e a Vector usará a força dessa comunidade para oferecer oportunidades às quais o caminhoneiro não tem acesso quando atua de forma isolada.

ARTIGOS RELACIONADOS

Verde Agritech lança aplicativo que oferece até fertilizante K Forte como recompensa para interações

Verdin cria missões aos agricultores como forma de compartilhar conhecimento e gerar maior aproximação.

abagLAB apresenta soluções no 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, uma realização da Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG e da B3, a bolsa do Brasil, marcado para o dia 7 de agosto, contará com a presença do abagLAB, plataforma digital criada pelo Comitê de Inovação ABAG, que conecta cadeias produtivas, contribuindo para impulsionar a inovação no agro brasileiro.

Agronegócio Sustentável será tema da Femec 2022

A Femec - Feira do Agronegócio Mineiro -, como é reconhecida, está em sua 9ª edição e este ...

Cubo Itaú anuncia o Cubo Agro

O Cubo Itaú, maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!