23.6 C
Uberlândia
domingo, dezembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasNovembro registra alta nos preços pagos ao produtor paulista de alface e...

Novembro registra alta nos preços pagos ao produtor paulista de alface e café arábica

Banana nanica e limão, por outro lado, tiveram fortes quedas de preço devido a condições climáticas adversas

As chuvas da primeira metade de novembro no estão de São Paulo reduziram o volume disponível de folhosas e impulsionaram os preços, especialmente da alface, segundo o relatório de Acompanhamento dos Preços ao Produtor do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). As cotações da alface crespa registraram aumento de 128,8%, enquanto a americana teve alta de 95,1%, em média. 

Já o café arábica alcançou no mês passado o maior valor real da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desde janeiro de 1998 e acumula alta de 100,1% na variação de 12 meses. O aumento em novembro se deu pela oferta restrita no mercado nacional, uma vez que grande parte da safra atual já havia sido negociada. 

A banana nanica registrou uma redução de 28,5% em suas cotações no mês passado. O resultado foi motivado pelo calor intenso que acelerou o amadurecimento do fruto nas principais regiões produtoras do país, como o Vale do Ribeira, aumentando a oferta. O limão também apresentou queda de 27,9% nos preços, reflexo da menor qualidade e do tamanho reduzido dos frutos, mas a média ainda é 48,2% superior à do mesmo período de 2023. 

O relatório tem como base os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Cepea-Esalq/USP. As informações completas podem ser acessadas clicando aqui. Informações adicionais sobre o setor estão disponíveis no Painel de Dados da Faesp.

ARTIGOS RELACIONADOS

Alface em hidroponia – Valor agregado e qualidade final

  Glaucio da Cruz Genuncio Doutor em Nutrição Mineral de Plantas " UFRRJ glauciogenuncio@gmail.com Everaldo Zonta Doutor em Agronomia - UFRRJ Elisamara Caldeira do Nascimento Mestre em Fitotecnia - UFRRJ No Brasil,...

Alface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor aumentam

O cultivo de alface na estação mais quente do ano pode ser um problema, pois é um período em que as chuvas provocam perdas e a temperatura elevada causa pendoamento precoce nas plantas.

Frutas e hortaliças gourmets – Valor agregado garantido

Novos sabores, cores, formatos, aromas, texturas e melhor qualidade. Estas palavras são capazes de representar o significado de um novo e lucrativo nicho de mercado - as hortaliças gourmets. Esse segmento engloba produtos que se diferenciam pelo visual e sabor extremamente atraentes e pela máxima qualidade, com vistas a serem utilizados na alta gastronomia e por consumidores que prezam pelos benefícios de uma alimentação saudável.

Nova variedade de alface tolerante ao calor

A cultivar de alface BRS Mediterrânea, do tipo crespa de folhas verdes, é um dos lançamentos da Embrapa no mês de junho, em que a empresa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!