28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasNovos inseticidas da Sipcam Nichino para controle de pragas do tomate mostram...

Novos inseticidas da Sipcam Nichino para controle de pragas do tomate mostram eficácia

Soluções têm como alvos traça-do-tomateiro, broca-grande-dos-frutos, ácaro-rajado, broca-pequena-dos-frutos, mosca-minadora e tripes

Foto: Sérgio Camargo

A área técnica da Sipcam Nichino Brasil informa que leva a campo um novo programa para tratamento do tomateiro, baseado no uso alternado dos inseticidas Ohkami® e Takumi®, ambos lançados no país em períodos recentes e resultantes de novas moléculas químicas desenvolvidas pela Nichino do Japão.

Conforme a companhia, o emprego integrado das soluções entrega indicadores elevados no controle das pragas traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), broca-grande-dos-frutos (Helicoverpa zea), ácaro-rajado (Tetranychus urticae), broca-pequena-dos-frutos (Neoleucinodes elegantalis), mosca-minadora (Lyriomyza huidobrensis) e tripes (Frankliniella schultzei).

A traça-do-tomateiro, por exemplo, conta com capacidade para se multiplicar velozmente e prejudicar a produtividade do tomate. Em seu ciclo de vida, destaca a Sipcam Nichino, uma fêmea da praga deposita de 55 a 130 ovos. Na forma de lagarta, se alimenta de estruturas da planta e de frutos formados. Não controlada, causa danos de 70% a 100% à produção. As demais pragas-alvos, acrescenta a companhia, também têm potencial para causar perdas robustas.

O ácaro-rajado, por exemplo, prossegue a companhia, se situa entre as mais importantes pragas polífagas do mundo, ao passo que a broca-pequena dos frutos detém potencial para ocasionar perdas da ordem de 80% à produção. Já a mosca-minadora, de uma praga secundária converteu-se em risco a cultivos. O tripes, por sua vez, transmissor do vírus causador da devastadora doença chamada ‘vira-cabeça’, tornou-se altamente desafiador ao produtor na safra.

Para a companhia, a integração entre Takumi® e Ohkami® possibilita o ‘controle inteligente’, simultâneo, desse complexo de pragas, “com relação custo-benefício favorável, além de consistir em uma estratégia bem-sucedida para o manejo de resistência, adequada ao manejo integrado de pragas (MIP)”.

Segundo a empresa, a solução Takumi® se diferencia pela molécula Flubendiamida 222 e pela formulação micronizada. “Trata-se de uma ferramenta de alto desempenho sobre lagartas difíceis de controlar. Cessa ataques logo após aplicado, por contato e ingestão”, frisa a companhia.

Já Ohkami®, informa a Sipcam Nichino, advém da molécula Tolfenpirade®. Este inseticida, segundo a fabricante, transfere desempenho altamente favorável no controle das pragas-alvos. “O Tolfenpirade® diminui fortemente a fertilidade das pragas em sua fase adulta”, exemplifica a empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vem aí o 7º Seminário Nacional de Tomate de Mesa

Evento apresentará as principais tendências de mercado e debaterá as questões mais relevantes e atuais para o setor, da produção ao consumo Hortaliça líder de...

Controle biológico de pragas do café

Um projeto de pesquisa em Entomologia Agrícola, apoiado pela Fapesp – Fundação de ...

Bayer – Soluções para uma agricultura sustentável

A Bayer esteve novamente em destaque na Hortitec. “Percebemos que de 2016 para 2017 houve um aumento muito grande de visitantes na Hortitec, assim...

Couve-manteiga é sabor e saúde no prato garantida

AutoresMaria Eduarda Facioli Otoboni Darllan Junior Luiz Santos Ferreira de Oliveira Engenheiros agrônomos e mestrandos - Unesp/campus de Ilha Solteira Pablo Forlan Vargas Doutor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!