21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesObservatório Vitivinícola: nova plataforma facilita acesso a dados do setor

Observatório Vitivinícola: nova plataforma facilita acesso a dados do setor

A vitivinicultura brasileira acaba de ganhar uma ferramenta inovadora para o seu desenvolvimento: o Observatório Vitivinícola. A plataforma, acessível publicamente e sem necessidade de cadastro prévio, foi lançada nesta quarta-feira (28), na Expointer 2024, em Esteio (RS), e já está disponível no site https://observatorio.consevitis-rs.com.br/home. Desenvolvido para o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) pela Hauschild & Rösler Consultores Associados Ltda., o Observatório Vitivinícola foi criado para atender uma antiga demanda do setor, centralizando informações essenciais em um único local. O Observatório Vitivinícola foi implementado por meio da parceria entre o Consevitis-RS e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), por meio do Termo de Colaboração nº 4837/2022.

No site, é possível ter acesso a dados atualizados sobre o setor, tais como índices e histórico de produção, dados de importação e exportação e previsões meteorológicas. A plataforma é destinada a produtores rurais, vinícolas, pesquisadores, acadêmicos, imprensa e demais interessados.

“Para os produtores de uva e as vinícolas, o Observatório Vitivinícola oferece uma riqueza de informações que podem ser decisivas para a gestão e o planejamento das safras. Ao acessar dados detalhados sobre produção, condições climáticas e regulamentações, os produtores terão à disposição as ferramentas necessárias para antecipar desafios e otimizar suas operações. A plataforma também serve como um recurso valioso para pesquisadores e acadêmicos que buscam aprofundar o conhecimento sobre a vitivinicultura no Brasil. O Observatório Vitivinícola representa um avanço significativo para o setor, auxiliando uma tomada de decisão mais informada e estratégica, e reforçando a competitividade da vitivinicultura gaúcha e brasileira”, afirma o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Dados abrangentes e atualizados

A plataforma oferece uma ampla gama de dados atualizados, organizados em painéis temáticos:

:: Painel Produção: com informações de fontes como FAOSTAT, PAM-IBGE, RAIS-MTE e SIVIBE, permite visualizar dados sobre quantidade produzida, área plantada e colhida, valor da produção de uva, além de histórico de evolução e número de trabalhadores na elaboração de vinho.

:: Painel Importação e Exportação: organiza informações sobre comércio exterior, incluindo valores de importação e exportação de produtos vitivinícolas e os principais destinos dessas exportações.

:: Painel de Crédito Rural: fornece dados obtidos por meio do Banco Central do Brasil, com informações sobre valor total, área e número de contratos relacionados à produção de uva.

:: Painel Meteorologia: em parceria com o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS), apresenta alertas meteorológicos que impactam a viticultura, como a ocorrência de doenças fúngicas e condições climáticas adversas.

:: Painel de Legislação: reúne as principais legislações, decretos, portarias e instruções normativas relacionadas ao complexo da uva e do vinho.

:: Painel de Estudos e Pesquisas: disponibiliza estudos e publicações do Consevitis-RS e pesquisas gerais sobre vitivinicultura.

Importância e Benefícios

O Observatório Vitivinícola torna mais eficiente o acesso a informações relacionadas ao setor. Antes dispersos, os dados agora estão integrados em uma plataforma didática, facilitando sua leitura e compreensão.

As estatísticas são atualizadas automaticamente, via API, ou manualmente, garantindo a precisão das informações. Esta iniciativa é um marco importante para o setor, promovendo transparência e acessibilidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Rio Grande do Sul contabiliza 32 mortes e 64 desaparecidos após fortes chuvas

Nível do Rio Guaíba pode chegar a 5 metros e avançar sobre o Centro Histórico e bairros da capital gaúcha

Produtividade: uvas são favorecidas pelas algas

As algas marinhas, por terem condições desfavoráveis a seu habitat, como temperaturas com grandes variações diuturnas, desenvolvem metabolicamente a capacidade de armazenar os mais variados nutrientes minerais e orgânicos.

Telas de sombreamento: indicações para o cultivo da videira

Conceitualmente, as telas de sombreamento ou malhas agrícolas utilizadas nos telados de produção de uva contêm aditivos que possibilitam uma alteração morfofisiológica, objetivando ganhos em produção, assim como a melhoria de variáveis organolépticas.

Syngenta e EMATER/RS firmam parceria para o Projeto Plantio360

Cooperação visa a atualização de extensionistas para fomentar a atenção à saúde do solo e acelerar a recuperação sustentável das áreas impactadas pelas chuvas extremas, com foco na otimização dos processos agrícolas e nas melhores práticas de cultivo no RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!