Alisson André Vicente Campos
Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia, coordenador de pesquisa e consultor em cafeicultura – Fronterra
alissonavcampos@yahoo.com.br
Túlio de Paula Pires
Engenheiro agrônomo e consultor técnico em Cafeicultura – Capebe
tuliopiresagro@gmail.com
Combinando nutrientes minerais e matéria orgânica, os fertilizantes organominerais melhoram a estrutura do solo, aumentam a retenção de água e promovem o desenvolvimento de microrganismos benéficos.
No cultivo de café, isso resulta em plantas mais saudáveis e produtivas, além de contribuir para uma colheita de melhor qualidade.
Principais nutrientes minerais
Os fertilizantes organominerais, a grosso modo, são compostos dos principais nutrientes – nitrogênio, fosforo e potássio. Algumas fórmulas são preenchidas com micronutrientes para facilitar a correção, ou adubação de manutenção.
A aplicação desses fertilizantes pode ser feita em uma única aplicação ou parcelada em duas vezes, visto que alguns técnicos recomendam uma única aplicação de acordo com a análise de solo, de forma que sua CTC deverá ser maior que 9,0 cmolc/dm³.
De certa forma, esses fertilizantes atuam fornecendo os principais nutrientes para as plantas. Como consequência, poderá aumentar a matéria orgânica do solo, visto que sua aplicação, além de fornecer adubo químico, também fornece material orgânico para o solo, que vai se decompor por meio da ação de microrganismos e se transformar em nutrientes para as plantas.
Otimização da estrutura do solo
Os fertilizantes organominerais têm um papel fundamental na construção de um solo com maior potencial produtivo. A forma que eles atuam no perfil pode levar a uma maior fertilidade significativamente maior, pois melhora a agregação e estrutura do solo, eleva a CTC, aumenta a capacidade de retenção de água, a porosidade e reduz a densidade do solo.
Pode, ainda, aumentar a atividade microbiana e, consequentemente, elevar o incremento da matéria orgânica encontrada no solo. Os fertilizantes organominerais podem ser muito benéficos em todos os tipos de solos, com por exemplo, naqueles que têm predominância de areia.
Sua utilização pode incrementar a produtividade, visto que o manejo da matéria orgânica pode contribuir para a menor perda de nutrientes no solo, como também densidade, erosão, dentre outros fatores.
Microrganismos benéficos no solo
Os microrganismos são os famosos arquitetos do solo, visto que têm um papel fundamental na decomposição da matéria orgânica, fazendo que os nutrientes fiquem facilmente disponíveis para as plantas.
Logo, os fertilizantes organominerais promovem uma maior estruturação do solo, assim elevando a capacidade de retenção de água e acúmulo de nutrientes, de forma que favoreça o meio para o bom desenvolvimento de microrganismos benéficos do solo.
Na cafeicultura, resultados significativos têm sido observados com a adoção dessa tecnologia, como aumento da produtividade, maior vigor vegetativo e crescimento da população de microrganismo no solo.
Fertilizantes organominerais x fertilizantes químicos
Os fertilizantes organominerais se diferenciam dos convencionais devido à matriz orgânica presente nos primeiros. Muitas dessas fontes orgânicas são ricas em substâncias húmicas, que complexam o nutriente da fonte mineral, atenuando suas perdas tanto por volatilização quanto lixiviação.
As perdas por volatilização de N são menores, sobretudo quando a fonte de N é a ureia. Além disso, a lixiviação do P pode ser reduzida decorrente da proteção da matriz orgânica.
Plantas de café mais saudáveis e produtivas
Os fertilizantes organominerais promovem uma liberação mais lenta e gradual dos nutrientes, promovendo o fornecimento ao longo do ciclo da planta, acarretando em um melhor aproveitamento pela planta.
Outro ponto que os fertilizantes organominerais contribuem para as plantas é a presença de substâncias húmicas, que podem atuar como condicionadores de solo, induzindo uma melhor formação do sistema radicular.
Enzimas como a betaglicosidase, Arilsulfatase, glomalina e fosfatase ácida podem responder diretamente ao pequeno input de carbono promovido pelos fertilizantes organominerais.
Além disso, a fonte do nutriente é muito importante, contribuindo para que os frutos do cafeeiro sejam livres de elementos que influenciam na qualidade, como o caso do cloreto, presente no KCl.
Recomendações
Os fertilizantes organominerais podem ser aplicados nas lavouras em uma ou duas vezes, conforme a quantidade necessária indicada pela análise de solo. A aplicação pode ser realizada tanto de forma manual como mecanizada, conforme o nível tecnológico do produtor e a topografia da área.
Normalmente, essas fontes apresentam menores perdas por processos de volatilização e lixiviação, sendo menos dependentes do clima durante o momento da aplicação. As adubações são realizadas entre outubro a fevereiro, conforme o regime pluviométrico da região.