13 C
São Paulo
sexta-feira, junho 24, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Os benefícios diretos dos aminoácidos para as plantas

Os benefícios diretos dos aminoácidos para as plantas

 

Leonardo Serpa Maciel

Graduando em Agronomia – Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

lmaciel96@gmail.com

Fabiano Pacentchuk

Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e doutorando em Agronomia ” Unicentro

fabianopacentchuk@gmail.com

Criz Renê Zanovello

Engenheiro mecânico e mestre em Produção Vegetal ” Unicentro

renecriz@hotmail.com

ItacirEloiSandini

Engenheiro agrônomo, doutor e professor do curso de Agronomia ” Unicentro

isandini@hotmail.com

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Os aminoácidos são moléculas que apresentam características estruturais em comum, sendo formados por um carbono central, que é ligado a um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amino (NH2) e um átomo de hidrogênio. Apresenta, também, além dos três já citados, um radical chamado genericamente de “R“, que é o que os diferencia (Castro et al., 2009).

Segundo Taiz&Zeiger (2004), a cadeia de aminoácidos forma uma proteína, e dependendo da ordem como se organizam os aminoácidos nessa cadeia, podem ser geradas diferentes proteínas. Estas proteínas, por sua vez, compõem diversas funções em um ser vivo.

Sabe-se que os aminoácidos desempenham funções essenciais às plantas, pois toda a fisiologia de uma planta depende da presença dos mesmos. As plantas são os únicos organismos na natureza capazes de sintetizar todos os aminoácidos essenciais (Campos, 2014).

Papel nas plantas

Dentre as váriasfunções destes compostos, podem-secitar: composição de proteínas, capacidade de serem precursores de hormônios vegetais, quelante de nutrientes e agroquímicos,maior resistência a estresse hídrico e altas temperaturas e favorecimento da nutrição da planta, por meio de redução do gasto de energia para síntese de proteína (Lambais, 2011).

Além disso, sabe-se que os aminoácidos atuam diretamente no metabolismo da planta, desde seu desenvolvimento até compostos responsáveis por repelir insetos, retardar ou impedir a infecção dos tecidos por fungos, dentre outras funções de igual importância (Campos, 2014).

Outra característica importante na atuação dos aminoácidos é referente à capacidade de transporte de nutrientes pela planta. Neste sentido, o nitrogênio é um exemplo de nutriente que pode ser transportado sob a forma de composto orgânico, sendo os aminoácidos um desses meios. Porém, altas concentrações de amônio e nitrato podem ser tóxicas ao tecido vegetal. Diante disso, a planta consegue transformar as formas tóxicas em formas seguras, como os aminoácidos (Soares & Campos, 2014).

Tendência

A utilização destes compostostem aumentado na agricultura brasileira de forma bastante acentuada, pois apresentam inúmeros benefícios as plantas. A utilização de aminoácidos pode contribuir para o aumento de produtividade das mais diversas culturas, como também para a qualidade dos produtos agrícolas. Estes apresentam importância por estarem envolvidos em grande parte do metabolismo secundário (Albuquerque; Dantas, 2010).

Dentre os benefícios, podem-se citar:composição de proteínas, precursores de hormônios vegetais endógenos, quelante de nutrientes, maior resistência ao estresse hídrico e altas temperaturas e maior resistência ao ataque de patógenos e pragas. Podem favorecer também a nutrição da planta, pois proporcionam uma redução no gasto de energia para síntese de proteína (Lambais, 2011).

 

Em campo

A maioria dos resultados encontrados com a utilização de produtos à base de aminoácidos está relacionada a culturas anuais, tais como milho, feijão, trigo, entre outras.Picolli et al. (2009), ao estudarem a aplicação de produtos à base de aminoácidos na cultura do trigo, observaram que houve maior produtividade de grãos, como também trouxeram benefícios à cultura em épocas de déficit hídrico.

Castro et al. (2011), em experimento com aplicação de produtos à base de aminoácidos em feijão, observaram que as plantas tiveram aumento de altura 10 dias após a aplicação do produto, numa condição de estresse por altas temperaturas.

Na cultura do pimentão, Mendes et al. (2011) encontraram respostas significativas com a utilização do tratamento com a fonte de aminoácidos, onde teve um incremento na altura de plantas e produtividade de frutos.

 Aminoácidos melhoram a sanidade das culturas - Crédito Ademir Torchetti
Aminoácidos melhoram a sanidade das culturas – Crédito Ademir Torchetti

Também, encontra-se efeito de produtos à base de aminoácidos em plantas perenes de porte aéreo ou arbustivo. Segundo Albuquerque e Dantas (2010), a realização de testes utilizando produtos à base de aminoácidos em videiras ‘Benitaka’ pode conferir uma melhor coloração aos cachos e diminuir a acidez das uvas, tendo então cachos de melhor qualidade para a comercialização.

Além dos fatos supracitados, alguns estudos demonstram a capacidade desses produtos de aumentar a tolerância contra a infecção de patógenos. Num estudo em São Joaquim(SC), avaliou-se a porcentagem de maçã ‘Gala’ afetada por sarna (Venturiainaequalis), e após a utilização de produtos à base de aminoácidos houve um incremento na ação do fungicida (Castro & Carvalho, 2014).

Depois do dano feito

Após uma certa infecção ou injúria, que cause dano ao tecido vegetal, a presença de aminoácidos permitirá a intensificaçãodo processo de cicatrização. Assim, nesse caso, o mecanismo de síntese de lignina é intensificado, criando uma barreira que protegerá as células adjacentes, minimizando o dano causado pela lesão (Soares & Campos, 2014).

É importante ressaltar que a utilização de produtos à base de aminoácidos está, via de regra, em combinação com macro e micronutrientes, não sendo possível então isolar os efeitos causados sobre as plantas.

Então, pode-se observar em inúmeras pesquisas que o uso de aminoácidos pode trazer acréscimo de produtividade, melhorar a sanidade das culturas e proporcionar ganhos em todo o metabolismo vegetal, pois uma planta bem nutrida tem maior potencial de tolerar o ataque de pragas e doenças, bem como ser mais produtiva.

Essa matéria você encontra na edição de junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

Inicio Revistas Grãos Os benefícios diretos dos aminoácidos para as plantas