19.6 C
Uberlândia
segunda-feira, junho 17, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPecuária brasileira verde

Pecuária brasileira verde

 

Cleber Oliveira Soares*

Foto 05 - A pecuária é beneficiada pelo bem-estar animal, promovido pela sombra das árvores - Crédito Sérgio José AlvesO mundo se prepara para debater os desafios globais que moldarão o futuro da produção animal sustentável, responsável e produtiva, no 10º Fórum Global para Alimentação e Agricultura, entre 18 a 20 de janeiro, em Berlim. E o Brasil levará importantes contribuições.

A pecuária representa 6,8% do nosso PIB. Entre 1990 e 2015, a área de pastagens diminuiu em 12%, enquanto a produtividade da carne cresceu 229%.

O que explica a evolução? Trata-se do efeito poupa-terra. Do avanço na produção de carne, 21% referem-se ao aumento da área de pastagem e 79% decorrem de produtividade, explicada pelo efeito de 38% da contribuição do desempenho animal e 62% pela taxa de lotação.

Assim, a “pecuária verde“ é uma realidade nos sistemas produtivos brasileiros. E, sob este conceito, pesquisadores da Embrapa continuam entregando inovações: intensificação dos sistemas produtivos, otimização do uso da terra, soluções para o bem-estar animal, entre outros ativos e tecnologias sustentáveis.

Uma das mais recentes revoluções são os sistemas lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Trata-se de estratégia de produção que integra sistemas agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, beneficiando todas as atividades ao mesmo tempo e garantindo produtividade, renda e sustentabilidade. Desenvolvidos ao longo das últimas três décadas em diversos formatos, já estão presentes em mais de 11 milhões de hectares, área maior do que o estado de Pernambuco – e desperta interesse em vários países.

Os sistemas ILPF são uma das mais robustas tecnologias para o futuro sustentável da agropecuária no planeta. Além de possibilitarem a recuperação de áreas degradadas, com baixa produtividade, proporcionam benefícios diretos e indiretos aos animais, como o fornecimento de sombra e melhoria das condições microclimáticas e ambientais. Podem, por exemplo, reduzir, em até 8°C, a temperatura ambiente em relação às pastagens sem árvores.

Mais recente é o Carne Carbono Neutro, apresentado por especialistas da Embrapa durante a Conferência Mundial sobre o Clima em Bonn, Alemanha (COP-23). O conceito é inovador e inclui o componente florestal, capaz de neutralizar o metano emitido pelo rebanho ” o que agrega valor à carne e aos produtos gerados. Com o Carne Carbono Neutro os produtores buscam difundir a importância da sustentabilidade nas cadeias produtivas associadas (carne, grãos e silvicultura) e otimizar com efeitos positivos o uso dos insumos e fatores de produção.

O Brasil possui uma forma singular de fazer pecuária. Evoluímos muito desde a década de 1970 e estamos trabalhando duro para aprimorar nossos ganhos de produtividade. Saltamos de uma média nacional (peso vivo) de 56 kg/ha/ano para 115 kg/hectare/ano em sistemas extensivos. Sob sistemas de ILPF, produzimos 900 kg/ha/ano; em sistema de alta lotação a pasto, chega-se a 2.500 kg/ha/ano. E, sob pastagem irrigada, pode-se alcançar 4.500 kg/ha/ano.

Aumentar a produtividade é incrementar a oferta mundial de alimentos. Fazer isso sem utilizar novas áreas é a solução da pecuária brasileira verde. O Brasil, com o uso de ciência, tem contribuído como poucos países para a produção de proteína animal de alta qualidade, segura e de forma sustentável.

*Doutor em Ciências Veterinárias, Pesquisador e Diretor-Executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de biológicos

A agricultura moderna está embasada nos pilares da sustentabilidade ...

Ubyfol e Fazu celebram acordo para Estação de Pesquisa

Com o principal objetivo de aperfeiçoar ainda mais o seu portfólio nos mais diversos cultivos, a Ubyfol, multinacional brasileira que desenvolve fertilizantes especiais, acaba de anunciar...

Fertilizantes com algas promovem o efeito fisioativador

  Marcos Vinícius de Oliveira Gonçalves Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membros do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas...

Indução natural de resistência favorece produção de café no inverno

Colheita e variações de temperatura reduzem imunidade da planta nesta estação Durante os meses de inverno, as lavouras de café do país estão expostas a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!