28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBovinosPecuarista deve ficar atento à incidência de carrapatos

Pecuarista deve ficar atento à incidência de carrapatos

Ana Maria Diniz

O retorno das chuvas e a diminuição das temperaturas nesta época do ano trazem à tona a atenção à questão envolvendo a incidência do carrapato. Depois de um período de seca no Rio Grande do Sul, onde não se teve proliferação do parasita na primeira e segunda gerações, o momento é de cuidado com a terceira geração. O alerta é do presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G, Bernardo Pötter.

O dirigente lembra que com a chuva e as temperaturas baixas, o produtor não pode esquecer que esta é uma época propícia para novas infestações. “Estas larvas que estavam no solo e conseguiram sobreviver às altas temperaturas e às áreas que não tiveram incêndio em cima, agora vão explodir. É importante o produtor ficar atento principalmente para surtos de tristeza parasitária bovina”, destaca.

Além disso, Pötter ressalta que é fundamental programar os acasalamentos na estação de monta agora com touros com alta resistência ao carrapato, escolher as melhores linhagens e buscar no sumário da Conexão Delta G ou junto às centrais de inseminação quais são os touros com maior resistência ao carrapato para formar linhagens e deixar o rebanho cada vez menos sensível.

Há mais de dez anos, um convênio de pesquisa firmado pela Conexão Delta G com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), e a Gensys Consultores Associados, com apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), vem desenvolvendo um projeto de seleção genômica para resistência ao carrapato, o qual combina dados de contagens de carrapato e de genealogia com informações de DNA, de modo a identificar e selecionar aqueles animais mais resistentes no plantel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia usada em pastagens de inverno aumenta produtividade e lucro para pecuaristas

Especialista orienta sobre manejo correto das lavouras para potencializar resultados

Estresse térmico afeta o bem-estar dos bovinos de corte e compromete o ganho de peso

O pecuarista deve ficar atento quando os bovinos se aglomeram em busca de água ou buscam fontes de sombra nas horas mais quentes do dia, pois são sinais de que os animais estão sob estresse térmico.

A tendência da ordenha robotizada e os benefícios para a propriedade e para os animais

Aumento da produtividade, melhor qualidade do leite e dados registrados são algumas das vantagens do sistema inteligente

Abelhas, úteis e inteligentes

Estudos recentes mostraram que as abelhas também desenvolveram a capacidade de controlar parasitas que as infestam, através de um sofisticado processo, que inicia com a obtenção de determinadas substâncias presentes no néctar de plantas específicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!