19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisPneumonia é vilã do bem-estar dos bovinos nos períodos de baixa temperatura

Pneumonia é vilã do bem-estar dos bovinos nos períodos de baixa temperatura

Foto: Shutterstock

Com a chegada do inverno, a pneumonia se torna uma das principais ameaças à saúde dos bovinos. “De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cerca de 20% dos bovinos no Brasil podem ser afetados por doenças respiratórias durante os meses mais frios do ano, resultando em perdas econômicas para os pecuaristas”, informa o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

“A pneumonia em bovinos é causada pela combinação de fatores, incluindo baixa temperatura, umidade e manejo inadequado, mudanças de ambiente, introdução de novos animais no rebanho, além da presença constante de poeira. A exposição a estes fatores afeta o sistema imunológico dos animais, os tornando mais vulneráveis a infecções respiratórias”, explica Vechiato.

O diagnóstico rápido é fundamental para acelerar o tratamento da pneumonia. Os sinais clínicos mais comuns incluem tosse, perda de peso, secreção nasal, febre e dificuldade respiratória. O especialista da Pearson destaca que “a identificação dos sintomas e o início imediato do tratamento contribuem para a redução das taxas de mortalidade. O tratamento envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, prescritos por um médico-veterinário após a avaliação do status sanitário da propriedade.

Uma solução eficaz para o tratamento de doenças respiratórias em bovinos é Tilofor 20%, da Pearson Saúde Animal. Tilofor é um antibiótico macrolídeo, que impede a síntese proteica das células bacterianas, oferecendo ação eficaz contra agentes gram-positivos e gram-negativos. Com rápida absorção e distribuição nos tecidos, o medicamento oferece resposta rápida, reduzindo os impactos da pneumonia e outras infecções respiratórias no rebanho, contribuindo para o bom desempenho produtivo dos animais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Qualidade nutricional para bovinos Girolando melhora genética e produtividade

Utilizando linha de rações da Guabi, o projeto Ouro Verde obteve premiação em sete categorias durante a Megaleite 2022

Tristeza Parasitária Bovina tem potencial para afetar 75% dos animais jovens no Brasil

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB), também conhecida como: pindura, boca branca e mal triste, é uma das doenças parasitárias mais comuns para a pecuária....

Farelo de mamona é testado como nova opção para alimentação de bovinos de corte

Um estudo inédito conduzido pela Embrapa está testando o uso do farelo de mamona destoxificado como substituto do farelo de soja em dieta para...

Bovinos a pasto dependem da boa saúde ruminal

A saúde ruminal é a base do crescimento e da rentabilidade do gado a pasto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!