27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosPor que é urgente adotar fontes de energia limpa?

Por que é urgente adotar fontes de energia limpa?

A adoção de fontes de energia limpa é urgente para preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

por Luiz Eduardo Carvalho, Gerente de Novos Negócios na TÜV Rheinland Brasil

Lutamos diariamente para evitar uma catástrofe climática e a janela para que isso não aconteça está se fechando rapidamente. Esse é o alerta da ONU na edição 2022 do “The Sustainable Development Goals Report”, que aborda o avanço dos sete ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Mudanças bruscas de temperatura, recordes de calor e frio, secas profundas, nevascas e inundações são intempéries que a cada dia tornam-se mais comuns, afetando bilhões de pessoas em todo o mundo e provocando mudanças potencialmente irreversíveis em diversos ecossistemas.

Certamente o mundo tem avançando em direção a metas de energia sustentável, no entanto, o ritmo atual de progresso ainda é insuficiente para alcançar a Meta 7 dos ODS, que prevê a garantia de acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos até 2030.

Melhorias na eficiência energética, por exemplo, precisam ser mais ágeis para atingir a meta climática de redução do efeito estufa. Milhões de pessoas ainda não têm acesso a eletricidade e ainda existem grandes disparidades no acesso à energia sustentável.

Visão holística para um futuro net-zero

Desta forma, descarbonizar o planeta é uma das metas que os países de todo o mundo precisam estar comprometidos. Na busca pela pegada neutra de carbono, um futuro net-zero, as empresas buscam soluções sustentáveis de energia verde, com tecnologias e processos certificados.

Já em relação à emissão de gases de efeito estufa, diversos processos de verificação e de auditoria que vão desde as instalações até a fabricação de produtos, garantem maior aderência aos objetos da Meta 13.

Essa transição rumo a um futuro mais sustentável não é uma opção, é uma obrigação, é essencial para a sobrevivência das próximas gerações. Mas não é um desafio que você precisa enfrentar sozinho.

Hidrogênio verde desperta atenção

As fontes de energia verde, sem resíduos de CO2, são renováveis, sazonais e não armazenáveis. Neste contexto o hidrogênio verde, como uma fonte de energia limpa, produzido a partir de fontes renováveis de energia, ganha destaque como um vetor da transição da matriz energética, uma vez que o resultado de sua produção gera apenas vapor d’água e não deixa resíduos no ar.

Em todos os setores industriais, o hidrogênio é cada vez mais considerado como uma fonte de energia do futuro. Um estudo da Goldman Sachs – “Hydrogen Equity Research 2022” aponta que o mercado para geração de hidrogênio atinja cerca de US$ 250 bilhões até 2030, com potencial de chegar a mais de US$ 1 trilhão até 2050.

Contar com processos transparentes e certificados permite ao fabricante, gerador ou distribuidor, documente sua produção ecologicamente correta, fortalecendo a confiança de seus clientes em suas ações e a garantia de produção uma energia realmente verde.

ARTIGOS RELACIONADOS

Energia solar é um ótimo negócio para o Agro

A energia solar pode ser utilizada no agronegócio, em processos como transporte, logística e produção.

Como deve ser feita a remoção da palha de cana-de-açúcar?

A remoção da palha de cana-de-açúcar poderá dobrar a demanda de fertilizantes no Brasil em 2050 Estudo desenvolvido na Esalq destaca o papel da palha como fonte...

Plano Safra 2020/21 tem juros de custeio de 2,75% a 6%

Os financiamentos podem ser contratados de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.

Projeto sustentável tem como base o bambu

Rafael Teixeira Matheus, com apenas 23 anos, é formado em Administração de Empresas e proprietário da Domosfera Estruturas Sustentáveis, em Monte Mor (SP). Ele é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!