18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Por que manter o solo coberto?

Por que manter o solo coberto?

Claudinei KappesEngenheiro agrônomo, doutor e pesquisador em Fertilidade do Solo e Adubação – NemaBio Laboratório e Pesquisa Agronômica, Sinop (MT)claudinei.kappes@nemabio.com.br

Rayane Gabriel da SilvaEngenheira agrônoma, mestre, pesquisadora e nematologista – NemaBio Laboratório e Pesquisa Agronômica rayane.gabriel@nemabio.com.br

Solo – Crédito: Shutterstock

A resposta é simples e direta: nem sempre podemos contar com a sorte! Têm sido frequentes os atrasos no início dos períodos chuvosos e a ocorrência de veranicos, que associados às altas temperaturas durante o ciclo das culturas, geram grandes prejuízos ao produtor.

A produção frequente e manutenção de palhada sobre a superfície do solo, além de tornarem os sistemas de produção mais eficientes no aproveitamento dos recursos naturais e insumos, leva-os a serem mais produtivos e menos sensíveis às intempéries climáticas. De bônus, a palhada propicia inúmeros benefícios agronômicos, os quais serão abordados a seguir.

Manutenção da temperatura do solo

A palhada funciona como isolante térmico, pois impede que os raios solares atinjam diretamente o solo, favorecendo a manutenção da temperatura e, consequentemente, da umidade (menos perda de água por evaporação).

Na Tabela 1 é possível verificar que, em todas as profundidades avaliadas, a palhada de braquiária (Urochloa ruziziensis) manteve a temperatura de um solo argiloso em menores valores, quando comparada à sua ausência. A amplitude térmica na camada de 0 a 8,0 cm foi expressivamente menor sob a presença da braquiária.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Grãos Por que manter o solo coberto?