23.6 C
Uberlândia
sexta-feira, fevereiro 7, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosPragas estão na lista de prioridades do MAPA

Pragas estão na lista de prioridades do MAPA

Lista elaborada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária apresenta doenças de maior risco fitossanitário

 

Crédito Rafael Soares
Crédito Rafael Soares

As pragas consideradas de maior risco fitossanitário e com potencial de provocar prejuízos econômicos foram definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Terão prioridade nos registros de produtos para controle a ferrugem da soja, o mofo branco, a Helicoverpa armigera, a mosca-branca, os nematoides, a broca do café, as ervas daninhas resistentes e o bicudo do algodoeiro.

Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Mapa, Luís Rangel, as pragas listadas inicialmente nesta primeira portaria são historicamente demandadas pelas câmaras setoriais e pelos acadêmicos do Brasil. As ações implementadas hoje no Brasil precisam de uma coordenação com prioridades claras para sustentar a fitossanidade. Entretanto, são diversas as ações que estão inseridas nos manejos das diferentes pragas, como o manejo cultural (vazio sanitário), o controle biológico e a resistência genética.

A relação das pragas de maior risco fitossanitário foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 24 de setembro.O próximo passo, de acordo com Rangel, será a definição pelo Mapa do procedimento de levantamentos fitossanitários integrados com o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) para identificar as prioridades ano a ano.

Crédito Rafael Soares
Crédito Rafael Soares

Saiba mais

üFerrugem da soja (Phakopsorapachyrhizi):é uma doença da soja causada por um fungo que se dissemina pelo ar e que possui grande potencial de dano. Entre as medidas de controle para a praga estão as aplicações de fungicidas nas lavouras, que têm grande impacto no custo de produção. Além disso, ações de vazio sanitário também vêm sendo implementadas nos Estados, a fim de combater a praga. A opção por defensivos sempre precisa ser revista, visando o manejo da resistência do fungo.

üMofo branco (Sclerotiniasclerotiorum): o mofo branco é uma doença com poucos produtos fitossanitários disponíveis, o que torna o seu manejo complexo. A principal forma de controle é a integração de estratégias como a rotação de culturas e variedades tolerantes, além de produtos químicos e biológicos.

üHelicoverpa armigera e broca-do-café (Hypothenemushampei): são pragas para as quais foi declarado estado de emergência fitossanitária nos últimos anos. Por isso, é necessário um processo de prioridade para oferecer alternativas regulares e produtos para dar sustentação ao controle dentro dos princípios do manejo integrado de pragas.

üMosca-branca(Bemisiatabaci): é uma praga polífagae de difícil controle. Os produtos registrados disponíveis precisam da alternância de mecanismos de ação para evitar a resistência genética.

üNematoides e ervas daninhas resistentes (Conyzabonariensis e Digitaria insularis): Para um controle eficiente é necessária a busca por alternativas mais modernas e menos tóxicas. Além disso, é fundamental a adoção de medidas que visem reduzir a resistência genética causada pelo uso repetido dos mesmos mecanismos de ação.

üBicudo do algodoeiro (Antonomusgrandis): é a praga mais importante e limitante para a cultura do algodoeiro no Brasil. O governo conta com políticas específicas e programas de controle da praga. Esta política carece, no entanto, de mais alternativas de produtos fitossanitários para assegurar a competitividade com viabilidade de custo no controle da praga.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agroflex no Bejo a Campo 2023

Bejo a Campo 🤝 Agroflex A Agroflex marcou presença no Bejo a Campo, de 22 a 24 de setembro, e levou para lá o futuro da agricultura!

Barista: dicas para se dar bem na profissão

Barismo como hospitalidade e conhecimento sobre o café, desde extração, degustação, como servir, até a limpar e cuidar de uma cafeteria foram os pontos discutidos na Semana Internacional do Café

Mulheres da Região do Cerrado Mineiro fazem a diferença na cafeicultura

Embaixadoras da RCM se destacam com histórias inspiradoras

Mercado de produtos biológicos já movimenta quase R$ 1 bilhão no Brasil

Conforme a empresa, culturas de soja, cana e algodão estão entre as que mais demandam insumos do gênero; segmento deve seguir crescendo no País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!