22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioEventosPrimeira plataforma agrorobótica brasileira Solix AG Robotics da Solinftec ganha reforço

Primeira plataforma agrorobótica brasileira Solix AG Robotics da Solinftec ganha reforço

A plataforma Solix AG Robotics terá diversos módulos, entre eles, o Solix Hunter, tecnologia brasileira desenvolvida e patenteada pela Solinftec que elimina os principais grupos de insetos-praga sem ameaçar polinizadores.

Divulgação

A Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis anuncia o reforço da plataforma Solix AG Robotics em 2023. Mais modelos integram a plataforma robótica que, por meio da associação de tarefas junto ao manejo integrado de pragas (MIP) nas lavouras, promoverão o uso racional de agroquímicos e sustentabilidade à agricultura. Hunter, Sprayer, Scouting são os modelos que integram a linha. Destaque para o modelo Solix Hunter, robô de atuação noturna, que por meio de comprimentos de ondas de luz específicos atraem os insetos e os eliminam por eletrochoques.
 

O modelo Hunter percorrerá as lavouras no período da noite com o objetivo de combater as pragas antes que elas cheguem à etapa de oviposição, ou saída do ovo da fêmea sem oferecer risco aos polinizadores, insetos benéficos de comportamento diurno. O Hunter consegue controlar as pragas de maior interesse econômico do agronegócios como Lepdópteros (mariposas); Coleópteros (besouros, como o bicudo); Ortópteros (gafanhotos e paquinhas); Hemípteras (mosca-branca e cigarrinha-do-milho) e Dípteras (moscas e pernilongos). Cada robô poderá percorrer as áreas de interesse, além de executar o monitoramento de toda a área durante o dia.
 

“A ideia é termos uma única plataforma onde será possível incorporar sensores e dispositivos formando soluções para diferentes missões no campo”, explicou o líder da área robótica Thiago Rodrigues. “Será semelhante à nossa forma de operar com as soluções base da Solinftec, quando agregamos a um mesmo hardware diversas funcionalidades, tudo isso incorporado ainda à nossa inteligência artificial Alice AI”, completou.
 

Além do Hunter, chegam ao mercado o Sprayer e o dispositivo de análise de compactação do solo. O dispositivo é um penetrógrafo capaz de realizar análises de resistência por meio da geração de resultados sobre as camadas de 0 a 40 cm, representando a situação de compactação atual do ponto de interesse no talhão. Este dado servirá como guia para o planejamento e o direcionamento das ações de conservação e preparação do solo, servindo como base para as boas práticas de condução da lavoura desde o início. “Esse dispositivo atenderá uma necessidade latente do segmento canavieiro que sofre com a redução de 30% do potencial produtivo das lavouras de cana-de-açúcar em função das compactações nessas camadas”, indica Emerson Crepaldi, Chefe de Operações da Solinftec para a América do Sul. “Esta solução cehga como parte do Programa Cana+ lançado este ano na Agrishow, este dispositivo gerará dados de alta relevância na busca do incremento direto de produtividade nos canaviais”, completou Crepaldi.
 

O robô Sprayer, de pulverização, também lançado na Agrishow possui 2,5 por 2m além de 12 metros de barras. Assim como os demais modelos, é alimentado por quatro painéis solares que controlam o seu sistema de acionamento e o sistema de pulverização, fornecendo relatórios sobre populações de culturas; identificação e densidades de plantas daninhas; identificação de insetos, entre outras camadas de mapas para análise de dados para o produtor 24 horas por dia, 7 dias por semana.O Sprayer mantém as lavouras limpas, livres de plantas invasoras e assegura uma produção sustentável desde o pré-plantio até a colheita. O Solix Sprayer é capaz de realizar a aplicação precisa de herbicidas, permitindo o controle eficiente de plantas daninhas, evitando sua disseminação e competição por nutrientes com a cultura alvo.
 

Outro ponto de eficiência com relação ao modelo Sprayer, é sua capacidade de evitar a deriva durante o manejo de herbicidas já que por ser uma máquina mais leve e que opera com velocidade mais baixa, apresenta maior estabilidade das barras respeitando ainda a recomendação de espaçamento entre bicos, normalmente 50 cm. Acrescido da função clima, o Sprayer trabalha integrado com a plataforma ALICE que é capaz ainda de fornecer as recomendações mais adequadas de velocidade do vento e melhores horários para a pulverização das lavouras. O Sprayer fornece mapas de pulverização com análise das entradas e pode cuidar de até 200 hectares por dia, dependendo da forma do campo e do terreno.
 

A Solinftec anuncia também durante a semana da Agrishow o início das operações de sua plataforma Solix AG Robotic em solo norte-americano. As 20 unidades entregues às cooperativas e empresas que atendem os principais grupos de produtores do meio oeste norte americano como Carroll Service (Growmark company), Co-Alliance, Premiere Ag, WHIN e FBN já começaram a utilizar o robô no levantamento de plantas daninhas pré-emergentes, problemas comuns no início do plantio das safras no hemisfério norte. Cerca de 300 produtores americanos aguardam na lista de espera. O Canadá será o próximo país a dar início às operações no centro-oeste do país que começa no final deste mês.
 

“Por meio destes anúncios, reforçamos o nosso compromisso em oferecer ao produtor soluções que o ajudarão a produzir mais promovendo uma agricultura sustentável tanto no Brasil, quanto nos países para onde levaremos a plataforma Solix AG Robotics”. afirmou o CEO da Solinftec Britaldo Hernandez. Além de Estados Unidos e Canadá, os próximos países onde a empresa apresentará a plataforma são Espanha e França”, revela. “Esta solução corrobora o nosso compromisso em mudar a forma de fazer agricultura e reflete a experiência que adquirimos junto com o produtor ao longo dos 16 anos da nossa história”, conclui Britaldo Hernandez , CEO da Solinftec.
 

Sobre a Solinftec  A Solinftec é uma empresa brasileira, líder global em inteligência artificial e robótica para o agronegócio. Fundada na cidade de Araçatuba (SP), em 2007, por engenheiros de automação cubanos, a agtech conta com mais de 800 colaboradores globalmente, 330 somente na área de P&D, além de unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China. Entre as soluções tecnológicas disponibilizadas pela empresa estão a plataforma de inteligência artificial ALICE AI e o Solix Ag Robotics, primeira plataforma robótica voltada para a produção de alimentos em larga escala no agronegócio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrishow 2017 espera ultrapassar R$ 1,95 bilhão em negócios

Evento terá a presença das principais instituições financeiras do país e deve contar com o anúncio de recursos de RS 1,5 bilhão para o Moderfrota

Bayer e Climate FieldView apresentam a próxima fronteira da agricultura digital

Plataforma da multinacional chegou a mais de 25 milhões de hectares mapeados no Brasil e introduz novidades desenvolvidas a partir de cocriação com agricultores.

Principais lançamentos para o agro estarão na Agrishow 2022

Expositores prepararam muitas novidades em áreas como digitalização, energia sustentável, irrigação, pecuária e sucroalcooleiro.

Green Has na Agrishow

A Green Has participa da Agrishow há três anos. Para Franco Borsari, diretor geral da empresa no Brasil, essa a vitrine da tecnologia agrícola,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!