23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioEventosExposição de máquinas antigas contará a história dos pioneiros do agronegócio baiano

Exposição de máquinas antigas contará a história dos pioneiros do agronegócio baiano

APraça do Museu é um espaço criado na última edição da feira e que expõe máquinas agrícolas e veículos antigos, quase todos utilizados na lida no campo e nas lavouras da região.

Quem visitar o Complexo Bahia Farm Show durante os dias 06 a 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, poderá conhecer de perto um pouco mais da história de homens e mulheres que chegaram no Oeste baiano para cultivar as primeiras lavouras em larga escala, transformando a região referência no agronegócio nacional. Trata-se da Praça do Museu, um espaço criado na última edição da feira e que expõe máquinas agrícolas e veículos antigos, quase todos utilizados na lida no campo e nas lavouras da região. São itens que carregam no desgaste das peças, muita história e a nostalgia de uma época em que as dificuldades só não eram maiores do que a força e a persistência daqueles desbravadores.

“A gente sabe muito bem de como foi difícil o início da agricultura de larga escala aqui no Oeste. Minha família passou por dificuldades, assim como as muitas famílias dos pioneiros que deixaram suas cidades para fixar moradia aqui, produzir e iniciar um novo ciclo de vida, então entendemos a importância de mostrar essas histórias e homenagear estas pessoas que tanto contribuíram e contribuem para o agronegócio da Bahia”, explica o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi. Ele será um dos expositores da Praça do Museu, e orgulhoso revela estar dando um tratamento especial no trator Ford 6600 azul, fabricado em 1978 e utilizado pela família para cultivar as áreas da fazenda.

Assim como o trator da família Ranzi, os itens que estarão na mostra são parte da história pessoal dos colecionadores, que nem sempre são agricultores, como é o caso do profissional de marketing Vinícius Ribeiro. Participante pelo segundo ano da exposição, ele não esconde o orgulho de levar para a Praça, mais uma vez, o fusca 1300L, de 1983. “Comprei o fusca em 2019, ano em que minha filha nasceu, hoje, ele é o carro da família e tem um espaço especial para ela e para os brinquedos dela. Fizemos várias viagens com ele e por onde passa, o fusca chama atenção, além de estar super conservado”, conta. O fusquinha de Vinicius tem uma prancha de surf fixa ao teto, que torna o carro, de fato, um atrativo à parte.

Inscrições – Os interessados em mostrar suas relíquias e ajudar a contar a história da agricultura regional podem inscrever as máquinas junto à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show, basta utilizar o link https://forms.gle/VAh41qVjchazp9TdA. Os cadastros abrangem máquinas e veículos antigos, como forma de incentivar os colecionadores destes itens.

ARTIGOS RELACIONADOS

Relatório de risco é disponibilizado gratuitamente para distribuidores de insumos

A TerraMagna lança, para distribuidores de insumos, o Relatório de Risco TerraMagna.

Do pequeno ao grande produtor rural, Bahia Farm Show 2017 garante inovação e tecnologia no dia a dia do campo

A grande demanda por alimentos no mundo tornou a produção mais acelerada e propiciou o surgimento de tecnologias no setor agrícola. Tanto a agricultura...

Agricultura familiar representa 77% das propriedades agrícolas do Brasil

Nutricionista da NPV comemora Dia da Família, celebrado em dezembro, e fala sobre sua relação com o campo, a nutrição e o desenvolvimento.

Manejo de pragas de precisão gera economia média de 33% na aplicação de pesticidas

O programa de manejo de pragas de precisão deve ter quatro bases: identificação de pontos de infestação; entrega de solução localizada (com o uso das ferramentas digitais); interface homem-máquina e manejo integrado de pragas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!