19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosExposição de máquinas antigas contará a história dos pioneiros do agronegócio baiano

Exposição de máquinas antigas contará a história dos pioneiros do agronegócio baiano

APraça do Museu é um espaço criado na última edição da feira e que expõe máquinas agrícolas e veículos antigos, quase todos utilizados na lida no campo e nas lavouras da região.

Quem visitar o Complexo Bahia Farm Show durante os dias 06 a 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, poderá conhecer de perto um pouco mais da história de homens e mulheres que chegaram no Oeste baiano para cultivar as primeiras lavouras em larga escala, transformando a região referência no agronegócio nacional. Trata-se da Praça do Museu, um espaço criado na última edição da feira e que expõe máquinas agrícolas e veículos antigos, quase todos utilizados na lida no campo e nas lavouras da região. São itens que carregam no desgaste das peças, muita história e a nostalgia de uma época em que as dificuldades só não eram maiores do que a força e a persistência daqueles desbravadores.

“A gente sabe muito bem de como foi difícil o início da agricultura de larga escala aqui no Oeste. Minha família passou por dificuldades, assim como as muitas famílias dos pioneiros que deixaram suas cidades para fixar moradia aqui, produzir e iniciar um novo ciclo de vida, então entendemos a importância de mostrar essas histórias e homenagear estas pessoas que tanto contribuíram e contribuem para o agronegócio da Bahia”, explica o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi. Ele será um dos expositores da Praça do Museu, e orgulhoso revela estar dando um tratamento especial no trator Ford 6600 azul, fabricado em 1978 e utilizado pela família para cultivar as áreas da fazenda.

Assim como o trator da família Ranzi, os itens que estarão na mostra são parte da história pessoal dos colecionadores, que nem sempre são agricultores, como é o caso do profissional de marketing Vinícius Ribeiro. Participante pelo segundo ano da exposição, ele não esconde o orgulho de levar para a Praça, mais uma vez, o fusca 1300L, de 1983. “Comprei o fusca em 2019, ano em que minha filha nasceu, hoje, ele é o carro da família e tem um espaço especial para ela e para os brinquedos dela. Fizemos várias viagens com ele e por onde passa, o fusca chama atenção, além de estar super conservado”, conta. O fusquinha de Vinicius tem uma prancha de surf fixa ao teto, que torna o carro, de fato, um atrativo à parte.

Inscrições – Os interessados em mostrar suas relíquias e ajudar a contar a história da agricultura regional podem inscrever as máquinas junto à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da Bahia Farm Show, basta utilizar o link https://forms.gle/VAh41qVjchazp9TdA. Os cadastros abrangem máquinas e veículos antigos, como forma de incentivar os colecionadores destes itens.

ARTIGOS RELACIONADOS

GDM amplia centro de biotecnologia

A nova estrutura do laboratório de Edição Gênica e outra, dedicada aos Marcadores Moleculares e Sequenciamento, impulsionarão o crescimento da companhia no mercado de biotecnologia vegetal.

Copercampos comemora 52 anos com novos projetos voltados à sustentabilidade no campo

O crescimento da Copercampos é resultado do compromisso do agricultor com o cooperativismo, da força das mãos de pessoas guerreiras que desenvolvem a agropecuária de forma sustentável.

Relatório de risco é disponibilizado gratuitamente para distribuidores de insumos

A TerraMagna lança, para distribuidores de insumos, o Relatório de Risco TerraMagna.

Tecnoshow COMIGO já supera expectativas de visitação

Evento segue até sexta-feira, dia 12/04, das 8h às 18h, com palestras, dinâmicas de pecuária e diferentes atrações para toda a família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!