27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasPrincipais desafios do produtor rural em 2024

Principais desafios do produtor rural em 2024

Custos de produção elevados, excesso de tecnologia no campo, intensificar os aspectos ambientais e aumentar a produção no mesmo espaço de terra. Muitos serão os desafios do produtor rural durante o ano de 2024.

Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil
Crédito Divulgação

Todo esse contexto, pode, em vários aspectos, ser resumido pela sigla ESG, que engloba questões ambientais, sociais e de governança, determinantes para continuarmos a ter um agronegócio defensor do meio ambiente, sustentável e altamente produtivo, beneficiando a qualidade do alimento, a comercialização do mesmo e também os ciclos futuros de produção.

O cenário acima tem, no entanto, um ponto-chave: as máquinas agrícolas, que precisam desempenhar suas funções em elevados índices produtivos, sem interrupções indesejadas. Por isso, o produtor rural precisa se atentar a praga do sistema hidráulico (contaminação).

Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil, empresa comprometida com as causas do agronegócio brasileiro e totalmente engajada com as questões ESG, explica que durante o processo de fabricação da mangueira, mais precisamente no momento do corte, é gerado uma grande quantidade de sujeira. “Se a mangueira, sem estar completamente limpa, for conectada ao sistema hidráulico de uma máquina agrícola, ela poderá danificar a bomba hidráulica e diversos componentes, causando sérios prejuízos aos produtores rurais. Isso ocorre porque a mangueira hidráulica é o principal elemento que leva sujeira (contaminação) para o sistema hidráulico de uma máquina agrícola”, pontua.

Além de danificar a bomba hidráulica e diversos componentes de pulverizadores, colheitadeiras, tratores e plantadeiras, uma mangueira suja poderá contribuir para a parada não programada de uma máquina agrícola. Segundo a Caterpillar, 80% das falhas que ocorrem no sistema hidráulico das máquinas agrícolas são provenientes justamente da contaminação (sujeira).

Por isso, é importante que o produtor rural faça a limpeza das mangueiras hidráulicas das máquinas agrícolas. Com a UC System, tecnologia exclusiva da Ultra Clean Brasil, o produtor rural realiza a limpeza a seco, em menos de 1 segundo, das mangueiras hidráulicas, evitando, desta forma, que a contaminação (sujeira) entre em contato com o sistema hidráulico das máquinas agrícolas e contribuindo para a redução de custos com troca de peças. Para se ter ideia, a troca de uma bomba hidráulica por uma nova pode vir a custar R$ 150 mil.

A tecnologia UC System contribui com o “E” do ESG. Ao impedir que a contaminação entre no sistema hidráulico, a tecnologia reduz 50% do consumo de óleo e triplica a vida útil da bomba hidráulica. Ou seja, quando o produtor rural utiliza o UC System, a máquina agrícola consome menos óleo e utiliza a bomba hidráulica por um maior tempo, contribuindo para a redução na fabricação destes itens e fortalecendo a economia circular.

Outro ponto interessante é que, com esta tecnologia, a máquina aumenta o seu desempenho, realizando, por exemplo, a colheita em um menor tempo. Com isso, o maquinário emite menos poluentes, beneficiando a sustentabilidade. Para saber mais, acesse https://ultracleanbrasil.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Minas Gerais comemora o Dia Nacional do Campo Limpo

A data comemora o engajamento de agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias e poder público na preservação ambiental em cerca de 114 cidades de diversas regiões do país.

Os principais desafios da avicultura é tema da Conexão Novus

O evento da Conexão Novus em Recife foi realizado em parceria com a Aliança Rural

Fertilizantes com aminoácidos fortalecem o agronegócio

Aposta em pesquisa e tecnologia coloca a Ajinomoto® Fertilizantes no caminho do desenvolvimento de insumos agrícolas inovadores e sustentáveis.

Revogação da “taxa do agro” traz alívio

Decisão do STF, que suspende cobrança do Fundeinfra, é de caráter liminar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!