Henrique Belmonte Petry
Doutor e pesquisador da Epagri – Estação Experimental de Urussanga
henriquepetry@epagri.sc.gov.br
Para a realização de bons negócios, a colheita do maracujá constitui-se uma etapa fundamental do processo produtivo, pois dela dependem a percentagem de refugo, a durabilidade do fruto, sua vida de prateleira nos supermercados, o sabor e a própria qualidade do suco industrializado.
A colheita do maracujá amarelo é feita pela coleta dos frutos que sofreram abscisão natural, isto é, que amadureceram e se soltaram naturalmente da planta, e estão presos nas ramagens ou caÃdos no chão.
O que você tem que saber
A produção de maracujá-azedo varia de acordo com a região onde está sendo cultivado, pois depende de fotoperíodo superior a 11-12 h para que haja indução do florescimento e, por consequência, frutificação.
Na região sul e sudeste do Brasil, a safra tende a ser concentrada entre os meses do verão e outono, enquanto no nordeste, a maior produtora de maracujá do Brasil, a produção concentra-se no outono e inverno, apesar de não haver restrições climáticas para a produção ao longo do ano todo.
As diferentes cultivares disponíveis no mercado atualmente apresentam distintas qualidades, podendo ser destinadas ao mercado in natura ou indústria, bem como de duplo propósito.
Colheita acertada
O processo da colheita é fundamental para a manutenção da qualidade do maracujá e prolongamento da vida pós-colheita dos frutos. Em primeiro lugar, os frutos que são destinados ao comércio in natura devem ser colhidos “de vez” (início da troca de coloração da casca). Este processo garante maior vida pós-colheita aos frutos e menores perdas no armazenamento, transporte e comercialização.
Para a indústria, o recolhimento dos frutos caÃdos ao chão pode ser mais adequado devido à melhor maturação destes frutos, garantindo maior conteúdo de açúcares (°Brix) exigidos pelas indústrias.
Cuidados fundamentais
Devem-se evitar todos os tipos de danos mecânicos ao longo do processo de colheita e pós-colheita do maracujá, principalmente em pomares com frutos destinados ao comércio de frutas frescas. A colheita com cuidado, de frutos selecionados de acordo com a classificação oficial, colhidos diretamente na embalagem final, pode aumentar a vida pós-colheita dos mesmos, por meio da redução do manuseio dos frutos.