27.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasProdução mecanizada na agricultura familiar: desafios e benefícios

Produção mecanizada na agricultura familiar: desafios e benefícios

Agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da comida que chega às mesas dos brasileiros/Divulgação YANMAR

Representando mais de 84% dos empreendimentos rurais no país, a agricultura familiar no Brasil, segundo dados do Ministério da Agricultura, também é responsável por cerca de 70% da comida que chega às mesas dos brasileiros. E não são só os dados de produção que mostram a força da agricultura familiar brasileira. Os mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares em território nacional, também refletem na economia, atingindo 38% do Produto Interno Bruto Agropecuário do País. 

Essa importante parcela do mercado, embora registre significativos ganhos para o agronegócio brasileiro, ainda enfrenta desafios. Isso porque, mesmo com os inúmeros avanços tecnológicos e a operação mecanizada consolidada a partir dos equipamentos, ferramentas e soluções tecnológicas que o mercado já oferece ao produtor rural familiar, infelizmente, ainda temos em nosso país grandes diferenças sociais e muitos dos pequenos agricultores ainda não conseguem mecanizar a  operação.

Subsídios governamentais como o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar –  para o financiamento do custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, que visam à geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar, ainda não fazem parte dos planos de investimentos de todos os produtores. Por isso, o auxílio técnico de associações e entidades, como as EMATER e muitas outras espalhadas pelo país, pode ser um pontapé inicial para aqueles que querem começar.

As vantagens de uma operação mecanizada são várias e muitas delas aparentemente óbvias, como aumento da produtividade e maior velocidade na colheita e plantio. Porém, outros fatores positivos podem ser considerados.  Em um plantio de hortaliças, por exemplo, onde o produtor precisa fazer agachamento sobre os canteiros, com o auxílio da mecanização e por meio de uma transplantadeira, neste caso, ele poderia resolver esse ponto de maneira imediata. Uma vez que o produtor – que normalmente é o próprio operador nas pequenas propriedades – permaneceria em pé, atrás do equipamento, diminuindo consideravelmente o esforço físico.

É importante dizer ainda sobre a escolha dos equipamentos. Nesse ponto, o produtor familiar precisa sempre ter em mente que ela impacta diretamente nos resultados da lavoura. Uma colheitadeira de pequeno porte, por exemplo, que atende pequenas e médias propriedades, é ideal que ela também consiga alcançar áreas de difícil acesso, como recortes, que são aproveitadas para o plantio e até mesmo locais úmidos, as quais as colheitadeiras de grande porte não conseguem trabalhar. 

O mesmo podemos dizer ainda sobre uma colheitadeira projetada sob esteira de borracha. Nesta versão, ela tem todo o seu peso distribuído, diminuindo consideravelmente a compactação de solo, o que é extremamente importante ao produtor, uma vez que ela pode afetar o crescimento radicular das plantas, a aeração do solo, gerar uma resistência maior na penetração de raízes, entre outros fatores que afetam diretamente a produtividade da lavoura.

A grande conclusão sobre a operação mecanizada na agricultura familiar é que, embora exista hoje uma infinidade de recursos disponíveis no mercado, o pequeno produtor precisa sempre avaliar fielmente cada uma delas. Outro ponto importante ainda é, ao iniciar a mecanização e começar a inserir equipamentos na lavoura, será necessário adequar o cultivo ao equipamento, ou seja, adequar o  terreno ao trator, por exemplo, e não o contrário. Alguns equipamentos já atendem a essa necessidade, porém existe limitação. Mas ao contrário do que muitos imaginam, essa adequação aliada às novas tecnologias de manejo, só tendem a potencializar a produção e consequentemente, trazer resultados ainda mais positivos na agricultura familiar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bokashi é uma excelente opção para produção orgânica

Nos últimos anos a demanda por alimentos orgânicos vem crescendo e no campo os desafios persistem ..

Novidades do setor de drones para o Agro

Evento organizado pela MundoGEO chega à 9ª edição com mais de 120 expositores e 150 palestrantes, além de espaço e premiação para startups do setor. Feira ocorre em São Paulo entre 9 e 11 de maio.

Por que o ESG sem o G não funciona?

Para se ter uma ideia da importância da tecnologia nesse processo, a automatização do processo de cálculos da remuneração variável se tornou um dos requisitos, os chamados SOXs, para todas as empresas listadas nas bolsas de valores dos EUA.

Trichoderma + fósforo

O feijão é um clássico na alimentação do brasileiro, apresentando grande ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!