27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasRastreabilidade dos alimentos proporciona retorno ao produtor

Rastreabilidade dos alimentos proporciona retorno ao produtor

Num momento em que a segurança dos alimentos ganha ainda mais relevância, a rastreabilidade se fortalece como um processo eficiente para os agricultores cumprirem com a legislação vigente, levando informações precisas aos consumidores, além de otimiza o controle da produção. A constatação é de Giampaolo Buso, diretor da PariPassu.

Segundo Giampaolo, pesquisas recentes reafirmam que os consumidores mantém o interesse sobre a origem do alimento que levam para casa. “Os produtores que oferecem alimentos com controle e informação da origem têm potencialmente as melhores oportunidades de mercado. Além do mercado apontar nessa direção, até o Ministério Público já exige essa informação de origem na ponta da cadeia produtiva”, explica.

Como base para os registros de controle, 3 informações são fundamentais: data do plantio, data dos manejos realizados nas lavouras e data da colheita. 

O hábito de registrar as atividades da propriedade, representa um ganho, no caminho da Gestão da Atividade. Giampaolo Buso relata casos de fornecedores de frutas e verduras que, a partir do melhor controle do passo a passo da produção, reduziram as aplicações de defensivos químicos e aumentaram a utilização de produtos biológicos. “Muitos também relatam melhoria no índice de devolução do varejo após adotarem a rastreabilidade”.

“A rastreabilidade das cadeias produtivas está diretamente ligada à organização e registro de informações. Com os dados da produção em mãos, os agricultores podem definir a área de plantio, o padrão, a época e ter mais clareza sobre uma previsão de receita. É uma coleta de dados simples, que pode ser feita até em um papel. Simples, porém, imprescindível”, reforça o diretor da Paripassu.

De acordo com Giampaolo Buso, existe uma evolução do número de produtores rurais que se conscientizam sobre a relevância da rastreabilidade, por entender que esse processo proporciona um nível de controle mais saudável da produção. “A demanda por alimentos seguros, produzidos em condições de respeito ao ambiente e as pessoas é crescente. A legislação para o setor agrícola também é rígida. Neste contexto, a criação de marcas exigem mais responsabilidade com a entrega. Portanto, existe, ao que tudo indica, um processo evolutivo de qualidade entre produção, distribuição, comercialização e consumo. É uma equação interessante e positiva em um momento de tantos desafios”, finaliza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual o papel da tecnologia no desempenho do agronegócio?

O agronegócio vem registrando um crescimento exponencial. E, não há como negar que a tecnologia se tornou uma grande aliada nesse processo.

Solução portátil analisa em poucos minutos os teores de proteína e óleo

A safra de grãos deverá atingir 262,13 milhões de toneladas na temporada 2020/2021 ...

Goiás sai na frente na tecnologia 5G para o agronegócio

Uma iniciativa da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), a ativação do sinal 5G foi feita pela operadora Claro por meio de uma licença de demonstração, com validade de um ano.

Bauer do Brasil e Irricontrol trazem inovação para a AgroBrasília

Entre os destaques da 22ª edição da Herbishow, que acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, serão apresentados os resultados da otimização do manejo de plantas daninhas utilizando o monitoramento de precisão da Taranis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!