29.7 C
Uberlândia
domingo, fevereiro 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosRecepa pesada no café não precisa ser difícil

Recepa pesada no café não precisa ser difícil

A recepa pesada do cafeeiro já conta com uma máquina que facilita o trabalho. Trata-se de um triturador de troncos com até 18 cm de diâmetros. A máquina é ideal para atender lavouras que acabam de ser recepadas.

Samuel Henrique Braga da Cunha
Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
samuelhbraga@gmail.com

A recepa pesada é um tipo de poda drástica utilizada para renovação de lavouras cafeeiras. Esse tipo de poda é utilizado quando as lavouras se encontram em estado avançado de depauperamento e, consequentemente, apresentam uma grande perda de produção.

Crédito: Luize Hess

A recepa corta as plantas em uma altura próxima ao solo, cerca de 50 a 60 cm, retirando toda a copa. Os novos ramos ortotrópicos, que surgem como novas brotações, são responsáveis pela formação da nova copa das plantas. Por isso, é de extrema importância a condução da lavoura após a recepa.

Equipamentos úteis

O triturador de troncos possui a função de triturar os galhos e troncos provenientes da recepa, e com isso fornece material orgânico vegetal para as lavouras, além de facilitar o manejo dos restos gerados pela poda e reduzir custos, uma vez que consegue triturar o material vegetal com apenas uma entrada na área.

Outra vantagem é a redução de mão de obra, que também é reduzida, eliminando a operação de corte das plantas e de retirada da lenha das lavouras, uma vez que o equipamento possui capacidade de cortar e moer todo o material em uma única vez.

Como funciona

O equipamento possui uma calha com ampla abertura para alimentação, o que garante a facilidade para alimentar o equipamento. Conta, também, com um sistema chamado “no-stress”, capaz de gerenciar a rotação do motor de acordo com a alimentação da máquina.

Além disso, a máquina possui um sistema de duplas facas afiáveis, um rolo tracionador grande, sistema de embreagem e barra de segurança em quatro posições.

Tudo isso permite que ele resuma duas operações em uma só.

O cafeeiro

As lavouras beneficiadas com o uso do triturados de troncos são aquelas de idade mais avançada, que possuem os troncos mais lignificados e espessos, e com altura elevada, e também aquelas em que as plantas se encontram em um estágio avançado de depauperamento.

Existem outros equipamentos que podem ser usados para recepa pesada do cafeeiro, mas estes não possuem as mesmas vantagens do triturador de troncos, aumentando as entradas na área para realização de mais de uma operação.

São usadas máquinas podadeiras, que realizam o corte dos remos laterais das plantas, em seguida entra-se na lavoura com motoserras para realizar o corte dos troncos das árvores, e por fim o resto do material vegetal é triturado com o uso de trinchas e roçadeiras.

Recomendações

Para que o uso do triturador de troncos tenha sucesso, é preciso que seja verificada a real necessidade da lavoura em se fazer a recepa pesada, para que a mesma possa ser responsiva.

É necessário, também, que um técnico responsável pela máquina faça a regulagem da mesma com relação à altura do corte, o que garante o sucesso da operação quanto à moagem do material.

ARTIGOS RELACIONADOS

Publicação da EPAMIG aborda a prevenção de geadas na cafeicultura

Diante do cenário de risco gerado pelas geadas à cafeicultura nacional, a EPAMIG apresenta o Boletim Técnico Fundamentos e prevenção da geada na cafeicultura brasileira

Cafeicultor pode usar inseticida contra broca

Os cafeicultores de Minas Gerais poderão dar continuidade ao uso do princípio ativo ciantraniliprole, inseticida que auxilia no combate à broca-do-café (Hypothenemushampei). A permissão...

Seca que assola o país deixa marcas na agricultura

As perdas em produtividade das culturas agrícolas são estimadas pela Céleres em 6% para a soja (atingindo 2,8 t/ha na média nacional) e...

Grimaldi – Sempre presente na agricultura brasileira

Parceira assídua dos agricultores, a Grimaldi esteve presente mais uma vez na Tecnoshow Comigo 2017,mostrando com seu know how de 55 anos, tecnologia, segurança...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!