20.8 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesRepelente natural

Repelente natural

Repelente – Foto: Arquivo

Você sabia que é possível produzir um repelente contra mosquitos a partir do eucalipto citriodora? Professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ/UFU), Evandro Nascimento desenvolveu pesquisa sobre formas simples de se obter esse repelente.

No óleo da espécie Eucaliptus citriodora, está presente o para-mentano-3,8-diol (PMD), substância que funciona como repelente. Para obtê-la, a proposta foi colocar o PMD em ácido sulfúrico e sabão de coco ou em alternativas de mais fácil acesso, como suco de limão e vinagre.

“Apresentamos várias formas simples de obtenção deste potente repelente, conhecido como para-mentano-3,8-diol (PMD), valendo-se de reagentes facilmente acessíveis e, mais ainda, através de reações exequíveis em laboratórios básicos de química e, com certa paciência, até em locais outros que não sejam laboratórios químicos”, explica o professor.

A ideia foi fazer um repelente com o menor número de ingredientes possível. O resultado final é composto pelo produto bruto de PMD + reagente (ácido sulfúrico, suco de limão ou vinagre), óleo de girassol e álcool de cereal.

Nascimento relata que, durante cinco anos, dezenas de pessoas testaram o produto em algumas regiões do país, especialmente no Cerrado: “A resposta dos usuários foi unânime, [o repelente] funciona tal como os outros tradicionais, no mínimo, mas tem a vantagem de ser natural e o aroma é fresco e agradável”.

O repelente é uma alternativa natural e barata, mas cuidado: o produto pode provocar irritação nos olhos e, como não houve pesquisas com crianças menores de dois anos, não recomenda-se a utilização do produto nessa faixa etária.

ARTIGOS RELACIONADOS

Néctar de flores é nova opção no controle de lagartas

  Márcio Fernandes Peixoto Doutor em Agronomia e professor do Instituto Federal Goiano marciofpeixoto@gmail.com   Um produto inédito entra no mercado para o manejo da fase adulta (mariposas)...

Adjuvantes agrícolas viabilizam a redução do volume de aplicação em soja

Luís Antônio S.de Azevedo Professor do Depto de Entomologia e Fitopatologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto de Ciências Biológicas luisasa@ufrrj.br A soja...

Fosfito de potássio reduz estresse nas plantas

  Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal " UNIFENAS douglas.marques@unifenas.br Mariana Ferreira Dias Belchior de Souza Costa Alunos de agronomia da UNIFENAS O estresse biótico constitui uma das...

Cresce uso de adubo de liberação lenta em limão

  Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia " UFRRJ Glaucio da Cruz Genuncio Doutor e professor adjunto de Fruticultura da UFMT glauciogenuncio@gmail.com O limão é componente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!