16.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisRota 360 otimiza uso de soluções sanitárias nos rebanhos de todo o...

Rota 360 otimiza uso de soluções sanitárias nos rebanhos de todo o Brasil

Capacitação para revendedores agrega assertividade na escolha, indicação e aplicação dos produtos

Divulgação

Com foco no avanço de produtividade da pecuária brasileira, a Vetoquinol Saúde Animal organizou a Rota 360 – movimento idealizado para orientar colaboradores de farmácias veterinárias acerca da indicação das melhores soluções sanitárias para os bovinos. “Entendemos que o uso indevido das soluções visando o controle de enfermidades é um gargalo muito importante em termos de produtividade na pecuária. Está aí o objetivo central da Rota 360: orientar os profissionais que trabalham com produtos para a saúde animal”, informa Felipe Pivoto, gerente de serviços técnicos de bovinos e equinos da Vetoquinol.

As propriedades pecuárias enfrentam diversos desafios sanitários, incluindo infestações de endo e ectoparasitas ao longo do ano. As diferenças de bioma, clima e outras características únicas entre os estados exigem planejamento sanitário único para cada fazenda, visando a assertividade na escolha de soluções e no seu tempo de uso para um controle efetivo das principais enfermidades que afetam o rebanho brasileiro. “Afinal, está em jogo o aumento da produtividade, além da busca de melhor margem de lucro pelo produtor e bem-estar dos animais”.

“Imagine o seguinte cenário: o pecuarista tem um problema sanitário na propriedade e está reduzindo seus ganhos, pois o gado está produzindo menos. Sem nenhuma análise técnica, ele passa a utilizar produtos veterinários para tentar resolver o problema. Aí, ele gera outro problema, pois muitas vezes faz uso de produtos não efetivos para o desafio que está enfrentando no momento, gerando despesa e não resolvem aquele problema em específico”, exemplifica Felipe Pivoto.

A ponte entre solução e pecuarista é o revendedor, profissional que analisa a situação apresentada e indica a melhor solução para o rebanho. “É aí que entra o Rota 360. Com viés educativo, o programa sanitário é realizado em todas as regiões e compartilha, por meio de profissionais extremamente capacitados, conhecimento técnico e as melhores práticas sanitárias de acordo com a realidade de determinada fazenda/região”.

Com o correto protocolo sanitário, o pecuarista sabe quando deve utilizar de forma preventiva determinada solução, evitando infestações de mosca-dos-chifres, carrapatos e outros parasitas importantes. “Essa prevenção resulta em menos custos, pois há redução do desperdício de medicamentos e proteção contra enfermidades no rebanho”, finaliza o especialista da Vetoquinol.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de suplementação mineral aumenta lucratividade na engorda no período das águas

Especialista explica que a época das chuvas é um bom momento para intensificar a produção

Mastite na produção leiteira: o que preciso saber?

Quando o uso de antibiótico se faz necessário, garantir que o animal retorne rapidamente à linha de ordenha é um diferencial importante

Com instabilidade nos grãos, pecuária consolida-se como opção em Mato Grosso

Diante da forte queda nos preços da soja e do milho em 2023, produtores têm investido em tecnologias que garantem uma integração lavoura-pecuária altamente rentável

Preço do leite ao produtor começa a melhorar, mas desafios persistem

Medidas recentes buscam fortalecer a cadeia nacional e beneficiar produtores e cooperativas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!