23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosRotação de cana com soja pode dar lucro

Rotação de cana com soja pode dar lucro

A rotação estratégica de cana com soja não só promove a sustentabilidade do solo, mas também se revela uma decisão lucrativa para os produtores.

Letícia Ane Sizuki Nociti Dezem
Doutora em Produção Vegetal e professora – Faculdade São Luís de Jaboticabal
agronomia@saoluis.br
Fabio Olivieri de Nobile
Doutor em Fertilidade do Solo e professor – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)
fabio.nobile@unifeb.edu.br

Crédito: Letícia Dezem

O cultivo da soja na renovação do canavial vem sendo amplamente utilizado no Brasil. Contudo, a escolha da cultivar de soja mais adequada é fundamental para o sucesso da estratégia de associação de duas culturas na reforma das áreas, sendo muito recomendada as de ciclo precoce a médio, para não haver conflito operacional entre a soja e a cana.
Outro fator de suma importância que deve ser considerado no momento da escolha da cultivar de soja é a resistência às doenças. Mesmo não sendo a cultura principal da propriedade, a soja, quando bem manejada, garante uma fonte de renda extra ao produtor na entressafra da cana-de-açúcar.
Assim, os usineiros e/ou produtores buscam otimizar o cultivo de cana-de-açúcar, recorrendo à rotação com a soja, especialmente quando precisam renovar o canavial.

Renovação

Dependendo da variedade, práticas culturais e condições climáticas, a cultura da cana-de-açúcar permite de 3 a 6 cortes. Assim, uma das alternativas é a reforma do canavial, levando em consideração as vantagens da cultura que será utilizada.
A cultura da soja representa uma ótima oportunidade de aumentar a produtividade da cana-de-açúcar. Dentre as vantagens do uso da soja na rotação de culturas em cana-de-açúcar, podemos citar:

  • Fixação de nitrogênio e ciclagem de nutrientes;
  • Melhoria da qualidade do solo, causada pela diversidade de restos culturais e diferentes arquiteturas de raízes no sistema;
  • Contribui com a conservação do solo, devido à manutenção de cobertura na época de alto índice pluviométrico;
  • Auxilia no controle de plantas daninhas;
  • Otimização do uso de máquinas na propriedade;
  • Aumento da produtividade da cana-de-açúcar e produção de alimentos;
  • Otimização do controle de pragas e doenças;
  • Mais uma fonte de renda dentro da mesma área, diversificando as fontes de renda do produtor ou da usina.
    Assim, fica evidente que que os benefícios financeiros, como menor custo com adubação nitrogenada, redução da utilização de herbicidas, inseticidas e fungicidas, menor utilização de maquinários, entre outros, são consequências positivas da técnica.

Causa e consequência

Para que os benefícios ocorram, é importante que o produtor utilize técnicas de manejo adequadas para contribuir com o sucesso da rotação de culturas, como controle de erosão, calagem e adubação, tratamento de sementes, época e densidade de semeadura, cultivares adaptadas, controle de plantas daninhas, pragas e doenças.
Com base nas informações mencionadas, é possível afirmar que rotação de culturas pode contribuir para a sustentabilidade a longo prazo das plantações de cana-de-açúcar. Isso acontece devido ao aumento da absorção de água no período de fortes chuvas, evitando a erosão; produção de alimentos e geração de empregos durante a entressafra; aumento da produtividade da próxima safra de cana, redução da utilização de insumos e prevenção da erosão.

Critérios essenciais

Porém, além dos benefícios da adoção da soja em rotação no momento da reforma do canavial, alguns desafios devem ser considerados, como manejo da cultura adicional e o planejamento do sistema.
Assim, o conhecimento técnico é fundamental na seleção da variedade de soja a ser implantada, assim como o ciclo da cultura (curto a médio), na avaliação das condições edafoclimáticas da região e no controle de pragas e doenças.
Interligado a isso, o planejamento e uma boa gestão agrícola são imprescindíveis para o sucesso do sistema agrícola adotado na propriedade.

Daninhas de difícil controle

As daninhas de difícil controle são um desafio para o produtor de cana, e o uso de um herbicida pré-emergente na cultura da soja é também uma oportunidade de trazer uma área mais limpa para o desenvolvimento da cana.
Vale ressaltar que utilização da cultura da soja em rotação ou reforma do canavial envolve operações como retirada da cana, destruição da soqueira, calagem, preparo do solo, plantio e colheita da soja, além do novo plantio de cana logo em seguida.
Dessa forma, a rotação deve ser efetuada após o final da colheita do último ciclo da cana, de outubro e novembro, com colheita planejada para ocorrer em meados de janeiro e fevereiro, período precedente à plantação de cana-de-açúcar em março e abril.
Assim, fica evidente que a rotação da cana-de-açúcar com a soja traz poucos desafios e muitas vantagens e para que os usineiros e produtores sejam conscientizados sobre os benefícios econômicos e agronômicos, é preciso que os dados de produtividade de ambas culturas sejam divulgados em eventos (dias de campo) e publicados em artigos técnicos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estudo sobre o mercado de nutrição para soja

Consultoria líder em estudos para o agronegócio, a Spark Inteligência Estratégica concluiu o primeiro levantamento "Painel" do Brasil sobre o mercado de fertilizantes especiais para nutrição da soja.

Soja editada da GDM com baixa presença de açúcares é aprovada pelo governo colombiano

Trata-se de uma inovação importante para o mercado de soja. Para isso, a empresa investiu, somente no último ano, cerca de R$ 400 milhões em pesquisa, apenas no Brasil.

Produção de soja 2022/23 de Mato Grosso deve chegar a 42,82 milhões de toneladas

Levantamento aponta aumento 4,82% em relação ao ciclo anterior

Ação eficaz sobre Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens impulsiona inseticida na terceira safra

Tecnologia introduzida no mercado brasileiro no final de 2020 mostra indicadores relevantes de eficácia sobre as lagartas de difícil controle

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!