28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSafra de grãos 2022/2023 pode atingir 313 milhões de toneladas

Safra de grãos 2022/2023 pode atingir 313 milhões de toneladas

Divulgação

O volume da safra de grãos de 2022/2023 aumentou em 313 milhões de toneladas em uma segunda estimativa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Impulsionada pela soja, a expectativa é de que atinja 42 milhões a mais, um crescimento de 15,5% em relação ao estimado anteriormente.  

O novo levantamento se deu devido ao aumento da área plantada de soja. Entre o total de 76,8 milhões de hectares no ciclo geral, 43,2 milhões desses hectares são destinados à soja. A expectativa é de que a produção alcance 153,5 milhões de toneladas.

De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, “o principal fator do aumento da área de plantio é a assistência climática que favorece a expansão dos hectares para a colheita e prospecta um aumento no número de produção total da safra”.

O desenvolvimento das safras no país se dá de forma relativa considerando os estados. No Mato Grosso, considerado o maior produtor de soja, a lavoura segue em crescimento acelerado, enquanto estados como Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina a produção do grão segue em lentidão devido a fatores climáticos. 

“Apesar de muitas irregularidades de chuvas durante o ano, a produção total de grãos conseguiu se manter. As divergências entre plantios e áreas de cultivo são diretamente afetadas pelo clima no dia a dia do cultivo, e é necessário manter pesquisas no radar para que especialistas e suas equipes saibam se adaptar cada vez melhor às inconveniências que o clima pode gerar nas plantações”, comenta Sodré.

Para outros grãos a perspectiva também diverge. O milho tem estimativa de 126,4 milhões de toneladas, mesmo com redução de 3,1% de área cultivada. Para o arroz e o feijão também são estimadas redução de área plantada, com a produção de arroz chegando a 1,5 milhões de toneladas e a de feijão atinge 2,9 milhões de toneladas  com redução de área plantada em 2,7%. No cenário do trigo estima-se colheita de 9,5 milhões de toneladas, 23,7% maior do que o ciclo anterior.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisa da EPAMIG é premiada

Trabalho avaliou manejos alternativos e concluiu que sistemas arborizados apresentaram cafeeiros mais vigorosos.

Trigo: safra deverá ser marcada pela racionalização dos recursos

O cenário de alta no preço dos insumos exige planejamento para reduzir os custos ...

Otimismo marca previsões para a safra de cana-de-açúcar do Brasil

Os dados são da hEDGEpoint Global Markets. Confira os relatórios da safra de cana.

Agricultura de precisão no manejo da fertilidade do solo

Saulo Saturnino Sousa Engenheiro agrônomo e consultor agropecuário saulosat@yahoo.com.br   Os fundamentos da agricultura de precisão (AP) surgiram em 1929, nos EUA, quando pesquisadores começaram a perceber a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!