24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosSaiba como aumentar a proteção do canavial contra a cigarrinha

Saiba como aumentar a proteção do canavial contra a cigarrinha

Cana – Crédito: Shutterstock

As chuvas que marcam o fim do período seco são bem-vindas para a agricultura. Mas para o cultivo da cana-de-açúcar, esta época do ano requer uma atenção maior no manejo de pragas. A população da cigarrinha aumenta com o início das chuvas e pode representar grande risco de perdas de rendimento aos canaviais, sendo uma das principais pragas da cultura e que está presente na maioria das regiões produtoras de cana-de-açúcar do país.

De acordo com a Dra. Leila Luci Dinardo-Miranda, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC) localizado em Ribeirão Preto – SP, “se as cigarrinhas começarem a se desenvolver partir de novembro, após o início das chuvas na região Centro Sul, nós vamos ter muitos problemas porque os canaviais estarão de pequeno porte e mais suscetíveis aos danos causados pelo inseto”. A especialista recomenda a realização do controle no momento correto, respeitando o manejo e rotações de ingrediente ativo. 

Como opção para a rotação de ingrediente ativo e para o controle mais eficiente, a BASF lança Entigris® para o combate à cigarrinha. O novo inseticida tem formulação exclusiva, com maior solubilidade, absorção e efeito sistêmico. Outros benefícios são a rápida resposta no controle e longo efeito residual de controle com flexibilidade de uso para toda época de ocorrência da cigarrinha. A solução já pode ser aplicada nos canaviais na safra 2021/22. 

“A cigarrinha ataca o canavial no período mais favorável para o desenvolvimento da cana, o que pode causar grandes prejuízos na cultura se o controle não for feito de maneira eficiente, especialmente porque a plantação já está debilitada vindo de um período de déficit hídrico considerável”, explica o gerente de Marketing de Cana-de-açúcar e Amendoim de Soluções para Agricultura da BASF, Douglas Leme de Oliveira.

A empresa oferece uma nova solução alinhada com as necessidades dos agricultores e visando o legado de todo o setor canavieiro. “A BASF é reconhecida no mercado pela consistência e credibilidade nos posicionamentos dos produtos. E isso só é possível porque trabalhamos próximo de pesquisadores e dos agricultores, alinhados com as necessidades do setor. O resultado é a eficácia que se vê no canavial”, afirma Oliveira.

O lançamento de Entigris® foi realizado na Fazenda BASF, novo hub de conteúdo do agro brasileiro. O evento aconteceu em 21/10/2021, com a apresentação do produto, dos desafios de controle e manejo da cigarrinha e as perspectivas de mercado para a próxima safra.

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação.

Atenção: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. uso agrícola. venda sob receituário agronômico. consulte sempre um agrônomo. informe-se e realize o manejo integrado de pragas. descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. utilize os equipamentos de proteção individual. O produto Entigris® está devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número: 22420.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

ARTIGOS RELACIONADOS

 FENASUCRO & AGROCANA é lançada e destaca sustentabilidade

Feira, que está com 100% dos espaços comercializados e expectativa de gerar R$ 5 bilhões em negócios, será realizada de 16 a 19 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP

Cupins subterrâneos – O perigo bem debaixo dos seus pés

  Simone de Souza Prado Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente simone.prado@embrapa.br   Os cupins são insetos da ordem Isoptera, também conhecidos por térmitas, siriris ou aleluias e se caracterizam...

Alternativas que amenizam o déficit hídrico

  Boa parte dos produtores rurais tem sua parcela de participação no processo de degradação da natureza. Outros, porém, já adquiriram consciência a respeito da...

Novas variedades de cana IAC

O Instituto Agronômico (IAC) libera três novas variedades de cana-de-açúcar ao setor sucroenergético, juntamente com o Boletim Técnico que aborda esses novos materiais para o Centro-Sul do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!