23.4 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSanta Catarina incentiva a cobertura dos pomares de maçã

Santa Catarina incentiva a cobertura dos pomares de maçã

A maçã foi a primeira fruta a obter o selo da Produção Integrada de Frutas no Brasil - Crédito Shutterstock
 Crédito Shutterstock

Maior produtor brasileiro de maçã, Santa Catarina sofre com as intempéries climáticas que comprometem as safras, principalmente o granizo. A cobertura dos pomares minimiza essas perdas e protege as plantas para as safras seguintes. Para incentivar os fruticultores a investirem na instalação de telas antigranizo, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca criou o Programa de Subvenção para Cobertura de Pomares de Maçã, Frutas de Caroço e Uva.

O granizo é hoje o principal flagelo dos fruticultores catarinenses e a cobertura de pomares é uma forma eficiente de proteger a produção e que pode dispensar até mesmo o uso de seguro agrícola. Com o Programa de Cobertura de Pomares, a Secretaria da Agricultura paga os juros dos financiamentos contraídos para instalação das telas antigranizo. Os produtores podem contrair financiamentos de até R$ 120 mil e o limite para a subvenção é de juros até 2,5% ao ano.

O secretário da Agricultura Moacir Sopelsa explica que o Programa atende uma demanda dos produtores e garante a proteção duradoura dos pomares. “A cobertura dos pomares protege os pomares durante até 18 anos e não apenas uma safra. É uma tranqüilidade para os fruticultores, que por muitas safras amargaram prejuízos devido ao granizo“, afirma.

Lembrando que o Programa atende também produtores de uva e de frutas de caroço. Os fruticultores interessados em saber mais sobre o Programa podem procurar a Epagri do seu município.

Maçã

Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã e encerrou a última safra com crescimento na produção. Ao todo foram colhidas 591,2 mil toneladas da fruta em 16.423 hectares plantados.

A produção catarinense está concentrada em municípios como São Joaquim, Fraiburgo, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro. A cadeia produtiva conta com três mil fruticultores e o Valor Bruto da Produção Agropecuária de maçã chegou a R$ 551,2 milhões em 2016.

 

Foto 17 ” Cobertura tela antigranizo, comunidade de Cruzeiro (Crédito Arquivo ADR São Joaquim)

Informações adicionais:

Ana Ceron

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

imprensa@agricultura.sc.gov.br

Fone: (48)-3664-4417/ (48) 98843-4996

Site: www.agricultura.sc.gov.br

www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/

Ana Ceron

Luiz Henrique Monticelli

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417 -(48) 3664-4418
(48) 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br

www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/

DOUGLAS FORTES

Assessoria no Oeste

douglasdiario@gmail.com

(49) 9-9146-6159

Site: www.agricultura.sc.gov.br

www.facebook.com/AgriculturaePescaSC/

ARTIGOS RELACIONADOS

Satis promove Circuito Tecnológico da cultura do feijão

O objetivo do circuito foi divulgar novas tecnologias no manejo da cultura, visando maior sanidade e incremento da produtividade Entre os dias 20 e 24...

Agrishow – O ano de quem planta e colhe começa aqui

  Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é a...

Controle fitossanitário acertado da macieira

A saúde da macieira é fundamental para uma colheita de qualidade, por isso, é preciso fazer o controle da mariposa oriental

Plataforma de gerenciamento facilita trabalho no campo

  A AgFinit é uma ferramenta gratuita e está à disposição dos agricultores e clientes da Piccin Tecnologia Agrícola de todo o Brasil   Cultivar não é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!