15.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSimpósio brasileiro vai reunir as mais recentes inovações e práticas na análise...

Simpósio brasileiro vai reunir as mais recentes inovações e práticas na análise de sementes

Evento vai ocorrer durante o XXII Congresso Brasileiro de Sementes, de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR)

O 1º Simpósio Brasileiro de Análise de Sementes, que será realizado no âmbito do XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) de 10 a 13 de setembro de 2024, em Foz do Iguaçu (PR),  promete ser um marco significativo para a atualização dos profissionais do setor. Organizado pelo Comitê Técnico de Análises de Sementes, o simpósio reunirá especialistas para discutir as últimas inovações e práticas na análise de sementes. O CBSementes é o principal evento promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES).

Com a programação praticamente definida, composta por palestrantes representantes do Ministério da Agricultura, instituições de pesquisa e empresas do setor de sementes, o Simpósio Brasileiro de Análises de Sementes oferece uma oportunidade única para se atualizar sobre o que há de mais inovador na análise de sementes, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade das sementes no Brasil.

O primeiro painel, moderado pelo pesquisador da Embrapa Soja e vice-presidente da ABRATES, Drº José de Barros França Neto, contará com a palestra da especialista em qualidade de sementes, Maria de Fátima Zorato, da MF Zorato Treinamentos (PR). Ela abordará a aplicação de testes e metodologias durante a análise de sementes, detalhando os momentos ideais para cada tipo de teste em função das diferentes fases de produção de sementes.

Também no painel, a professora Gizele Ingrid Gadotti, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), ministrará a palestra “Semeando o Futuro: Como a Inteligência Artificial pode revolucionar as Análises de Sementes”. Conhecida por sua expertise em análise de imagem aplicada a sementes, sua palestra é aguardada com grande expectativa devido à relevância do tema para a prática laboratorial. Complementando, a Drª Sheila Bigolin Teixeira, da Sementes Oilema (BA), apresentará a palestra “Rasgo no tegumento e suas consequências para a produção de sementes de soja”.

O segundo painel, com o tema “Atualizações do Setor de Sementes nos Laboratórios”, será moderado por Maria de Fátima Zorato. Estão previstas palestras das coordenadoras do Comitê Técnico de Análise de Sementes,  Drª Valquíria de Fátima Ferreira Mavaieie, da Vigor Agroanálises e Consultoria, e Drª Débora Kelly Rocha, da Agromen.

Débora ministrará a palestra “Nova Metodologia – Uso da Vermiculita no Teste de Germinação” e Valquíria abordará “Sistema de Gestão da Qualidade e Credenciamento de Laboratórios”.

Para fechar o debate, a organização do simpósio convidou o auditor fiscal federal agropecuário do Laboratório de Análise de Sementes Oficial do Ministério da Agricultura, Júlio César Garcia, para discutir as principais legislações aplicadas na análise de sementes em laboratório. Sua palestra, “Atualizações e o que muda para Análise de Sementes”, é esperada com grande interesse, dado o papel fundamental das regulamentações no controle de qualidade das sementes.

Valquíria de Fátima Ferreira Mavaieie, coordenadora do Comitê Técnico de Análises de Sementes, expressou otimismo em relação ao simpósio organizado pelo comitê. Ela lembra que, após um período de inatividade, o comitê foi reativado há um ano e, desde então, está em intensa atividade. “Essa revitalização é um sinal positivo para o setor agrícola, refletindo o compromisso contínuo com a inovação e a excelência na área”, afirma Valquíria.

“O Simpósio de Análises de Sementes é, sem dúvida, um evento importante para todos os envolvidos na cadeia produtiva de sementes, desde produtores até analistas e reguladores, visando sempre à excelência e à qualidade no mercado de sementes brasileiro”, complementa Valquíria.

A vice-presidente do Comitê, Débora Kelly, acrescenta que o comitê desempenha um papel fundamental na assistência e garantia do controle de qualidade das sementes, seguindo métodos e padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A atuação do comitê é essencial para manter a integridade e a eficácia do processo de análise, beneficiando toda a cadeia produtiva do agronegócio.

O CBSementes, que este ano traz como tema “Semente: Matéria-Prima da Sustentabilidade”, é promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES). O congresso incluirá palestras, painéis, sessões de pôsteres com trabalhos científicos e um showroom tecnológico com exposição de estandes de empresas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins.

ARTIGOS RELACIONADOS

Plant Health Care lança SAORI™

A Plant Health Care, detentora da mais recente tecnologia registrada para o controle de

KWS Sementes apresenta novos híbridos de milho na Superagro

KWS Sementes termina sua etapa de apresentação dos lançamentos para a próxima safrinha no estado do Mato Grosso.

Tratamento de sementes incrementa a produtividade do feijão

A produtividade da lavoura de feijão depende de uma série de fatores, como clima, região, ...

SIMTEC reúne personalidades do agro brasileiro

Simpósio Técnico digital da KWS Sementes promete novidades e muitas inovações para o Agro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!