28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 9, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSindag deve ajudar Mapa e governo do RS em estratégia contra gafanhotos

Sindag deve ajudar Mapa e governo do RS em estratégia contra gafanhotos

Aviação agrícola – Crédito Shutterstock

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) participará do esforço para elaboração e uma estratégia para combate a gafanhotos no Sul do País, junto com o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Agricultura do RS. A informação foi confirmada há pouco pelo diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, após uma conversa, agora à noite com o titular da Secretaria Estadual, Covatti Filho. O secretário havia conversado pouco antes com a ministra Tereza Cristina, que por sua vez já havia ventilado a intenção à coordenadora de Aviação Agrícola do órgão, Uéllen Colatto.

Na manhã de terça-feira (23), o sindicato aeroagrícola havia encaminhado ofícios a Covatti e Tereza Cristina. Os documentos alertavam sobre o risco das nuvens de gafanhotos que avançam pela Argentina e ofereciam ajuda da entidade aeroagrícola. “A aviação agrícola é considerada mundialmente uma das principais armas no combate a nuvens de gafanhotos”, ressalta Colle.

A ferramenta é utilizada nesse tipo de operação inclusive em ações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na África. Não por acaso, foi determinante para o surgimento do setor no Brasil, em 1947, no Rio Grande do Sul. O primeiro voo agrícola brasileiro foi em 19 de agosto daquele ano, contra gafanhotos que dizimavam lavouras na região de Pelotas.

Hoje, o Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota aeroagrícola do Brasil, com 426 aviões. Por sua vez, o Brasil possui a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do mundo, com 2.280 aeronaves.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cigarrinha e enfezamento no milho

Marcos Roberto Ribeiro Junior Engenheiro agrônomo e doutorando em Agronomia/Proteção de Plantas - UNESP marcos.ribeiro@unesp.br Daniele Maria do Nascimento Engenheira agrônoma e...

Poda de frutíferas: potencial da técnica

Os materiais vegetais, como galhos, folhas e pequenos ramos, são ricos em carbono, o que os tornam uma excelente matéria-prima para a compostagem.

Alta dos preços agrícolas

O câmbio foi o principal fator da alta das commodities agrícolas no Brasil em 2020 ....

I Simpósio sobre bioinsumos microbiológicos: um passo rumo à agricultura sustentável

O Instituto Federal Goiano, no Campus Morrinhos, sedia no dia 9 de abril de 2025 o I Simpósio sobre Bioinsumos Microbiológicos na Agricultura, intitulado...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!