28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSipcam Nichino lança inseticida de ponta para controle de lagartas

Sipcam Nichino lança inseticida de ponta para controle de lagartas

Inseticida Takumi® foi alvo de quase 200 trabalhos de Pesquisa & Desenvolvimento; companhia prevê lançar 22 produtos em quatro anos

Folha-Crédito: Shutterstock

A companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil anuncia hoje o lançamento do inseticida de marca Takumi®, voltado ao controle do complexo de lagartas nas lavouras de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar, entre outras culturas. Conforme a empresa, Takumi® se diferencia pela ação rápida do ingrediente ativo Flubendiamida 222, pertencente à Nichino, e também pela formulação suspensão concentrada, descrita como inovadora no segmento.

“Trata-se de um inseticida de alto desempenho sobre as lagartas mais difíceis de controlar. O produto complementa o pacote de soluções Sipcam Nichino para as culturas de cereais, cana-de-açúcar e HF”, salienta a engenheira agrônoma Carulina Oliveira, gerente de produtos.

Segundo a Sipcam Nichino, antes de chegar ao mercado o novo Takumi® foi alvo de quase 200 trabalhos de Pesquisa & Desenvolvimento, realizados em diferentes pontos da fronteira agrícola, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os estudos envolveram 30 consultorias de peso, inclusive Agrodinâmica, Fundação MS, Fundação MT, IMA – Instituto Mato-Grossense do Algodão, Rates Consultoria e Global Cana, por exemplo.

Algodão-Crédito: Shutterstock

De acordo com a Sipcam Nichino, os trabalhos a campo em torno de Takumi® abrangeram duas aplicações por safra desde o ciclo 2015-16, nas doses de 150 ml por hectare, 250 ml/ha ou 300 ml/ha. Tanto em primeira como segunda aplicação, frisa Carulina Oliveira, em poucos dias o inseticida entregou resultados acima da média quanto à eficácia de controle, entre 80% e 100%, na comparação ao chamado tratamento padrão do produtor.

Conforme os resultados a campo, adianta a Sipcam Nichino, Takumi® mostrou ser altamente eficaz no controle da lagarta-das-maçãs (Heliotis virescens), lagarta-militar (Spodoptera sp)Helicoverpa armigera), broca-da-cana (Diatraea saccharalis), lagarta-do-trigo (Pseudaletia sequax), traça-do-tomateiro (Tuta absoluta) e falsa-medideira (Chrysodeixis includens). O novo produto está registrado ainda para as culturas de amendoim, feijão, tomate e trigo.

“Logo após aplicado, Takumi® cessa o ataque de lagartas. O produto age por contato (ação translaminar) ou por ingestão e é seletivo aos inimigos naturais do amplo espectro de lagartas controladas”, acrescenta Carulina Oliveira. Esta característica, complementa a agrônoma, torna o novo inseticida ideal à prática do manejo de resistência de pragas a produtos, por meio da rotação entre diferentes ingredientes ativos, e para o MIP: manejo integrado de pragas.

Acesso a mercado – O presidente da Sipcam Nichino Brasil, Alexandre Gobbi, assinala que com o lançamento de Takumi® a empresa dá a partida em uma nova estratégia de crescimento. Detentora de um amplo portfólio de acaricidas, adjuvantes, fungicidas, herbicidas e inseticidas, explica Gobbi, a expectativa da marca é a de trazer ao mercado pelo menos 22 novos produtos, em fase de registro, até 2025. “Para seguir crescendo, focamos no acesso ao mercado e no desenvolvimento de soluções resultantes de inovação”, conclui Gobbi.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Milho 2ª safra apresenta bom desenvolvimento, BMA da Conab

Confira as análises do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA).

Silício favorece alongamento da fibra do algodão

Um dos elementos da nutrição mineral de plantas, ultimamente, mais estudados, no Brasil, é o silício.

Corteva Agriscience apresenta o tratamento de sementes Dermacor® 

A tecnologia auxiliará os produtores no controle da Bicheira-da-raiz, Lagarta-do-cartucho e demais pragas de solo e foliares iniciais.

Nematoide – A praga que contamina os diferentes solos brasileiros

Bruno Flávio Figueiredo Barbosa Engenheiro agrônomo, doutor e nematologista bruno.ff.barbosa@gmail.com   No atual cenário da agricultura brasileira, diversas pragas causam prejuízos imensos às lavouras de todas as culturas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!