21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiSistema automático de irrigação detecta baixa umidade no solo

Sistema automático de irrigação detecta baixa umidade no solo

samuel vasconcelos
samuel vasconcelos

Um equipamento que aciona automaticamente a irrigação ao detectar a baixa umidade no solo está sendo desenvolvido. A tecnologia consegue reduzir o consumo de água e energia na lavoura em até 50%.

A peça-base para o desenvolvimento do sistema será o Igstat, um sensor desenvolvido pela Embrapa e pela Tecnicer, capaz de perceber as alterações de umidade do solo automaticamente.

Patenteado no Brasil e nos Estados Unidos, o Igstat é um cilindro de sete centímetros de comprimento feito de material poroso que identifica a baixa umidade quando suas paredes permeáveis detectam a passagem de ar.

 

Confiabilidade

O pesquisador da Embrapa Instrumentação, Carlos Vaz, explica que o Saci será mais preciso, detectará uma faixa mais extensa de tensão crítica (limiar de umidade do solo a partir do qual há necessidade de irrigação) e apresentará leituras mais confiáveis, por não sofrer influência de salinidade do solo nem de temperatura.

“O objetivo é que o produto atenda a pequenos e grandes produtores que desenvolvem cultivo protegido irrigado, empresas de sistemas de irrigação que atuam com métodos de aspersão e localizado, além de agricultores em geral, que adotam irrigação na lavoura“, afirma o cientista da Embrapa.

Irrigação específica

De acordo com o diretor da empresaTecnicer, Luis Fernando Porto, o produto será versátil para atender às características de solo demandadas pelo mercado. “Usando o sensor Igstat desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação, Adonai Gimenez Calbo, o sistema vai promover uma irrigação específica, de acordo com cada tipo de cultura, porque será produzido com várias tensões de água no solo e a partir de uma demanda de mercado“, conta ele, ressaltando que o apoio do Senai está sendo fundamental para o desenvolvimento da inovação.

Sistema armazena dados

O Saci será composto de um sensor cerâmico de tensão de umidade do solo associado a componentes eletrônicos de automação sem fio, fonte de energia solar, rede elétrica ou bateria. Porto explica que a transmissão de dados poderá ser realizada por radiofrequência ou celular.

O aparelho terá resistência à umidade e choques, será de fácil manuseio e também reduzirá a lixiviação do solo e dos nutrientes e pesticidas, minimizando impactos ambientais e perdas econômicas. Além disso, vai facilitar a irrigação automatizada por não precisar de calibragens e permitir o armazenamento de dados sobre irrigação com facilidade.

Para a professora Tamara Maria Gomes, que integra a equipe da USP que vai realizar os experimentos em campo com o sensor, a expectativa é que o Saci apresente uma boa resposta na avaliação da umidade do solo e associe economia de água e energia com facilidade de manuseio.

Essa matéria você encontra na edição de setembro da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Poda no maracujá – Como fazer?

Adriana Souza Nascimento Engenheira agrônoma, mestre em Fitopatologia e extensionista rural da EMATER/DF adriana.nascimento@emater.df.gov.br A poda na produção de maracujá é importante para a formação das...

Formação de mudas com vermiculita

 A tecnologia da vermiculita tem proporcionado melhor geminação, comprimento da raiz e da parte aérea   Um substrato de qualidade é fundamental na obtenção de mudas...

Sombreamento para folhosas – Solução contra o calor

  Rerison Catarino da Hora Doutor em Agronomia e professor da Universidade Estadual de Maringá rchora@uem.br   O sombreamento é uma técnica que deve ser utilizada com muito...

Brasil alcança recorde de nacionalização de módulos fotovoltaicos no primeiro tri

30% desse montante, 1,7 GWp, foi destinado à geração centralizada, de acordo com o novo Estudo Estratégico Grandes Usinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!