27.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosSistemas hidropônicos: inovações no cultivo de morango

Sistemas hidropônicos: inovações no cultivo de morango

Ao utilizar o cultivo em ambiente protegido, a cultura do morangueiro tem proteção contra várias intempéries. As inovações trazem, ainda, outros benefícios ao cultivo.

Glaucio da Cruz Genuncio
Doutor em Nutrição Mineral de Plantas e professor de Fisiologia Vegetal e Fruticultura Tropical – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
glauciogenuncio@gmail.com

O monitoramento da solução nutritiva é fundamental

Uma das principais vantagens da produção hidropônica do morangueiro em sistema hidropônico, comparativamente ao sistema convencional, é um melhor manejo nutricional, além do acesso à planta de forma ergonômica por parte do produtor.

Assim, o produtor consegue ter melhor técnica para poda na fase vegetativa, maximização na aplicação de aminoácidos e adubos foliares, além de um melhor monitoramento de pragas e doenças e, consequentemente, maior eficiência na aplicação de defensivos.

Mais segurança

Ao produzir morango em bancadas suspensas, as plantas não têm contato direto com o solo, evitando assim a contaminação com botrytis, sendo o controle deste um fungo um fator de grande importância para evitar perdas significativas no cultivo hidropônico do morangueiro.

O produtor, ao cultivar em sistema hidropônico em substrato (este sendo o sistema o mais utilizado atualmente no Brasil), tem que ter consciência que o monitoramento da solução nutritiva drenada é fundamental para o manejo nutricional, principalmente para evitar a salinização do substrato, aumentando a sua vida útil.

Ao utilizar o cultivo em ambiente protegido, a cultura do morangueiro tem proteção contra várias intempéries, tais como: chuva, alta irradiância e orvalho. Tais fatores climáticos podem ser responsáveis por uma queda na qualidade das plantas e frutos, na produção e na produtividade, afetando diretamente a rentabilidade do produtor.

Assim, o uso da hidroponia em ambiente de cultivo protegido tem inúmeras vantagens em comparação aos métodos tradicionais de cultivo do morangueiro.

O que há de novo?

A hidroponia em sistema vertical é um método muito utilizado para pesquisa no Brasil e pouco avançou nessa última década.

Por outro lado, o cultivo em slabs ganhou volume e área de produção nos grandes cinturões verdes da produção do morango, como por exemplo, Minas Gerais e estados do sul do país.

Outra inovação no cultivo do morangueiro em hidroponia utilizando substrato é o uso de slabs apoiados em calhas de polipropileno, com a finalidade do recolhimento da solução nutritiva para possível reuso.

Assim, um sistema de calha que recolha a solução nutritiva pode ser referenciado hoje como uma das principais inovações no setor de produção desta fruta.

Benefícios dos slabs

O sistema de slab apresentam inúmeras vantagens, tais como: ausência de contato da planta com o solo, melhor controle da adubação, melhor estabelecimento da muda tipo estolão, ausência de ervas daninhas, menor contaminação com metais pesados, melhor controle do pH e da salinidade, maior economia de água e nutrientes e menor ciclo de produção, com maior qualidade de frutos.

O sistema em slabs é adequado para a implantação da automação de aplicação de fertilizantes e controle de irrigação, uma realidade no mercado atual. Inclusive, a automação é a inovação atual do sistema de produção hidropônica em substrato.

O tipo de substrato

Há diferentes tipos de substratos utilizados nos sistemas hidropônicos de morango, com a mistura de inúmeros componentes. Por outro lado, um substrato adequado deve atender a alguns atributos, como capacidade de aeração, retenção de umidade, porosidade, baixa CTC (ser inerte), adequada relação C/N, vida útil e níveis adequados de pH e EC.

Basicamente, dois substratos são utilizados atualmente: fibra de coco e substrato comercial. A preferência é regional e dada a adaptabilidade, por parte do produtor, ao manejo nutricional e de irrigação.

 Um bom substrato é aquele que o produtor saiba manejar e, consequentemente, extraia o máximo potencial do cultivo do morangueiro. Este potencial se refere à alta produtividade, melhores qualidades organolépticas e vida útil de, no mínimo, dois anos.

Custo produtivo

Ë importante destacar que o custo de produção é muito impactado pela aquisição do substrato. Assim, quanto maior o número de ciclos, melhor foi o manejo quanto à salinização e contaminação do substrato.

Dicas

Além do adequado manejo, outras ferramentas úteis são o uso de variedades adequadas ao microclima, ampliação do uso de fertilizantes de acabamento (foliares) e bioinsumos, tais como aminoácidos associados ao uso de boro e potássio, para se adequar o ratio ou flavor, que é uma relação entre sólidos solúveis totais e acidez titulável.

Assim, o uso de um sistema automatizado, com monitoramento e poder de decisão adequados, vai favorecer de forma substancial a qualidade de frutos.

Desafios

O maior desafio é o nível tecnológico diferente entre vários produtores no Brasil. Informações sobre curva de absorção, produtividade e ciclo por variedade, associada ao microclima local, além de produtos registrados para a cultura em ambiente protegido não chegam a todos.

A aquisição de mudas em pequeno volume também é um grande desafio ao produtor de morango hidropônico.

Porém, o incremento de linhas de financiamentos para adequar a produção de morango hidropônico à automação é um dos principais desafios na atualidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo em túnel garante um morango sem doenças?

Autor Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural vermelhonatural@hotmail.com Nas condições climáticas de média a alta precipitação pluviométrica a plasticultura se torna...

Como iniciar no plantio de morango suspenso

  Gilberto Almeida Consultor da Growing Frutas Almeida Santos gilberto@frutasalmeidasantos.com.br Quando iniciamos ou queremos levantar dados para ingressar em alguma atividade, muitas dúvidas surgem, e até mesmo onde...

Tomateiros adaptados ao cultivo em fazenda vertical

Linhagens selecionadas no âmbito do programa de melhoramento genético de tomateiro da ...

Goiaba: Cultivo atrai produtores

A goiaba (Psidium guajava L.) é uma espécie de porte arbóreo ou semiarbóreo, atingindo de 3,0 a 8,0 metros de altura, pertencente à família Myrtaceae.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!