Diante inúmeros desafios enfrentados na atividade agrícola, o crédito tem sido essencial para a atividade do produtor rural. Por outro lado, o processo de análise de risco é um grande desafio para o setor o que acaba travando o desenvolvimento e novos negócios.
Foi pensando nesse gargalo que um time de especialistas criou a Celeiro, uma nova startup voltada para o agronegócio que promete transformar o processo de análise de risco para concessão de crédito ao setor agrícola. O lançamento oficial do novo modelo de negócio os criadores da startup escolheram a 47ª Expointer, que acontece de 24 de agosto a 01º de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
“A Celeiro é uma startup que nasceu com o propósito de simplificar o crédito para impulsionar o agro, fazemos isso através de uma plataforma de análise e risco que permite democratizar o crédito, descomplicando a análise de risco e automatizando o processo”, destaca João Torres, CEO da Celeiro. “Nossa tecnologia foi desenvolvida por um time referência no mercado de risco e crédito com o objetivo de descomplicar a análise de risco e com isso ajudar a impulsionar o agro”, completa o especialista em inovação.
Já na área de Mercado Financeiro, Risco e Crédito Agro, a Celeiro conta com a expertise de Cláudio Coutinho que foi CEO dos bancos Banrisul e CR2 e diretor executivo no BNDES e no banco BBM. O economista ressalta a importância de uma análise de risco rápida e confiável.
“O processo de análise de risco é um desafio para o agronegócio e o crédito é essencial para o produtor. A Celeiro desenvolve soluções que resolvem esse problema facilitando todo o processo. Inovando com uso de tecnologia, dados, modelos de risco e algoritmos a Celeiro acelera o processo de análise de risco , totalmente online, permitindo uma análise de risco rápida e confiável”, afirma Coutinho.
No time de agronegócio conta com Maria Flávia Tavares, Doutora em Agronegócios pelo UFRGS e professora da Fundação Getulio Vargas (FGV). Grande conhecedora da realidade dos produtores rurais em todo Brasil, Maria Flávia também é professora na XP Educação e Fundação Dom Cabral. “Pela experiencia do nosso time, um diferencial da Celeiro é conhecer as dores do agronegócio e desenvolvemos um relacionamento próximo do setor” ressalta. Maria Flavia.
Para finalizar, o João Torres destaca que a Celeiro se posiciona como uma parceira estratégica para todo o ecossistema do agronegócio, valorizando todos os elos da cadeia produtiva e contribuindo para o aumento da produtividade no campo. “A plataforma oferece, além da análise de risco automatizada, um “Score Celeiro do Agro” e um parecer técnico detalhado para cada grupo de risco, fortalecendo a confiança e a segurança nas operações de crédito no setor. Com essa inovação, a Celeiro pretende redefinir o acesso ao crédito no agronegócio, tornando-o mais rápido, acessível e eficiente para todos os envolvidos”, completa.