Entre os dias 04 e 07 de junho, será realizada, em Cordeirópolis (SP), a 49ª edição da Expocitros, um dos maiores eventos de citricultura da América Latina. A Syngenta, líder global no setor agrícola, levará à feira seu portfólio de soluções para apoiar os agricultores no enfrentamento dos impactos causados pelo greening, uma das principais ameaças à citricultura. O Brasil, maior produtor e exportador de suco do mundo, enfrenta um aumento significativo da doença, que atingiu 38,06% em 2023, de acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).
Em resposta a esse desafio, a Syngenta destaca o Minectro® Pro, inseticida foliar com formulação inovadora e amplo espectro, desenvolvido para controlar de forma eficaz o psilídeo, vetor do greening. A sinergia de dois modos de ação favorece o manejo anti-resistência, essencial para controlar as pragas de forma eficaz.
“O Minectro® Pro possui dois ingredientes ativos, o ciantraniliprole e a abamectina, para viabilizar um controle diferenciado das pragas-alvo. A solução é o resultado de muitos anos de pesquisa e tem a flexibilidade de aplicação em citros, podendo ser aplicada por meio de pulverização foliar, terrestre ou aérea”, ressalta Paulo Azevedo, Lider de Marketing na Syngenta Proteção de Cultivos.
Outro desafio para a citricultura, e que também será discutido na Expocitros, é a importância da adoção de práticas que viabilizam a citricultura e o avanço da produtividade e rentabilidade no campo. O greening tem se mostrado uma ameaça crítica e um dos principais motivos é a manutenção das plantas doentes nas áreas de produção, o que favorece a ocorrência da doença.
Para a superação desse desafio, a erradicação de plantas doentes e o uso de mudas sadias são fundamentais para conter a disseminação da doença. Nesse sentido, a Syngenta conscientizará os visitantes do evento sobre a importância do citrimanejo consciente como etapa essencial para o controle do vetor, visando garantir a perenidade da citricultura nacional