29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, maio 3, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosTechAgro: o ambiente protegido na produção de morangos

TechAgro: o ambiente protegido na produção de morangos

Foto: Azul Pack

Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Engenheiro agrônomo – Depto técnico comercial AzulPack TechAgro

O mercado do morango é altamente exigente em frutos saborosos, doces, livres de doenças, sem sinais de ataque de pragas e em perfeitas condições visuais do produto, sem a presença de frutos amassados nas embalagens.

Porém, atingir esse grau de exigência do mercado consumidor requer uma perícia em produção de um fruto sensível, doce e rico em vitaminas, o que o torna muito atrativo para o ataque de pragas e doenças.

Para enfrentar estes desafios, o produtor precisa estar cada vez mais preparado, com tecnologias de produção para o auxílio no melhor manejo na conquista do resultado esperado pelo consumidor final.

Produção e obstáculos

Os polos produtivos de morangos no Brasil estão concentrados no Sul de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, região serrana de Santa Catarina e a região de Atibaia, no interior de São Paulo.

As principais dificuldades encontradas pelos produtores foram o controle de pragas e doenças. Dentre as pragas, os ácaros e tripes são os mais frequentes causadores das maiores quebras de produção e de maior dificuldade de controle.

Já as doenças, foram relatadas a antracnose, oídio, podridões de raízes e frutos, como maiores problemas enfrentados.

Nem tudo está perdido

Em todas estas dificuldades produtivas sofridas pelos produtores rurais, podemos encontrar o ambiente protegido como parte fundamental da solução ou da minimização dos problemas, sempre aliado ao manejo nutricional adequado.

Na década de 60, os produtores de morangos da região de Atibaia (SP) iniciaram o uso de mulching, sendo os pioneiros no Brasil em utilizar plásticos na agricultura para solucionar problemas produtivos.

Neste caso, o foco era principalmente o controle das podridões nos frutos, conhecidas como mofo cinzento e causadas pelo Botrytis cinerea.

Condições para as pragas e doenças

Qualquer doença e praga de plantas precisa de um microclima ideal para se multiplicar. No período de clima quente e seco, o ácaro rajado e o tripes conseguem se multiplicar com mais facilidade e tornam-se de difícil controle nestas condições climáticas.

A antracnose e as podridões, de maneira geral, se desenvolvem em climas quentes e úmidos. Já o oídio precisa do clima quente e seco. Como solução, o produtor pode aplicar defensivos para o controle destes problemas.

Contudo, se o microclima permanecer ideal para as pragas e doenças, elas irão retornar e a aplicação cada vez mais frequente será necessária. Para um microclima ideal para sua produção de morangos e não para as pragas e doenças, a AzulPack TechAgro traz ao agronegócio soluções inteligentes para o cultivo em ambiente protegido.

Equilíbrio

A aplicação do tipo correto de mulching traz equilíbrio da temperatura e da água do solo, que envolve os processos bioquímicos do sistema radicular e reduz os problemas de podridões radiculares.

Foto: Azul Pack

Também irá promover uma barreira do contato do fruto com o solo, resultando em menor incidência de podridão dos frutos. A Linha TechCover, produzida pela AzulPack e comercializada pela marca TechAgro, conta com formulações adequadas na produção do morango.

Esta é uma ferramenta essencial, pois além de evitar os problemas com as doenças, irá controlar o surgimento de plantas daninhas, diminuir a perda de nutrientes por lixiviação e aumentar a eficiência do uso da água.

Para evitar problemas com doenças de folhas e distúrbios fisiológicos por excesso de radiação solar, a solução ideal é o uso do filme agrícola de proteção, que pode ser aplicado em sistema de mini-túneis.

A solução inteligente é o filme TechLux White LT (filme leitoso 30 e 40%) da AzulPack TechAgro, que fornecerá proteção às plantas contra o molhamento das folhas e frutos pelas chuvas e irá regular a quantidade de radiação solar necessária para a máxima eficiência fotossintética.

Esse equilíbrio microclimático irá reduzir a incidência de pragas e doenças e trará maior força em produção de frutos com qualidade, sabor, doçura e propriedades nutricionais que o consumidor busca.

Composição

Os filmes agrícolas TechAgro são fabricados com polímeros avançados, resinas virgens e aditivos adequados para cada aplicação na agricultura. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, resistência e melhor equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material.

Com isso, resulta em maior qualidade de luz para as culturas em produção e maior durabilidade.

A AzulPack TechAgro traz soluções às necessidades reais do produtor, com resultados no campo e retorno financeiro ao empresário rural. Consulte nosso time técnico de campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso.

A TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tomate sem resíduo é possível com biofungicida para controle preventivo de Pinta Preta

FMC lança na Hortitec seu primeiro biofungicida Regalia Maxx para controle preventivo de Pinta Preta As exigências dos consumidores com relação à segurança alimentar estão...

Escolha o mulching correto para sua cultura

  Edson L. Damaglio Engenheiro agrônomo e gerente técnico comercial da Electro Plastic   O uso do mulching de polietileno vem ganhando cada vez mais espaço no...

Cultivo protegido é estratégia para maior produtividade

  Silvio Calazans Engenheiro agrônomo e consultor em alface americana silviocalazans@bol.com.br   Entre as vantagens do cultivo protegido destaca-se o aumento de produtividade e qualidade (sanidade e aspecto) das...

Qual estufa ideal para o cultivo de alface?

A alface a campo no sistema tradicional é a mais adotada em termos de área e de produção, sendo necessário que os produtores fiquem localizados perto dos grandes centros urbanos, justamente pela incapacidade da alface viajar longas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!