28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesTecnologia 100% ecológica controla mato de via pública sem uso de herbicidas

Tecnologia 100% ecológica controla mato de via pública sem uso de herbicidas

Prefeitura de Palmares Paulista, no interior de São Paulo, passou a utilizar a capina elétrica

Com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade de Palmares Paulista, localizada na região noroeste do estado de São Paulo, é referência na região na adoção de tecnologias. A mais recente inovação implementada no município foi pensada principalmente com foco no meio ambiente. A prefeitura iniciou o combate ao mato das vias públicas, de maneira a fugir dos tradicionais químicos, proibidos de utilização na cidade, e buscou uma solução inovadora, a capina elétrica desenvolvida pela multinacional Zasso™. Embora a empresa hoje tenha sede na Suíça, ela é pioneira no setor, e começou sua operação no Brasil no interior Paulista.

Capina elétrica sendo realizada em área urbana
Créditos: Assessoria

A ferramenta, batizada de Thor, que realiza as operações respeitando as restrições e regulamentações dos órgãos governamentais como a Anvisa, desperta a curiosidade dos munícipes. Esta é uma tecnologia 100% sustentável e ecológica que consiste em combater as plantas daninhas pelo método de choque. Segundo o vice-prefeito de Palmares Paulista, Ariovaldo Michelan, eles tomaram conhecimento da solução no final de 2021, e ficaram surpresos com a tecnologia usada e logo fizeram uma primeira aplicação no início de 2022, em uma área que era mais complicada na cidade. “Com o excelente resultado, realizamos uma licitação para garantir o equipamento em 2022/2023”, disse. O trabalho é realizado pelas empresas Eco Gestão Integrada e Agro PL.

Ainda segundo o vice-prefeito, o que mais chamou a atenção no equipamento foi sua tecnologia embarcada capaz de eliminar o mato, com descarga elétrica que o atinge até a raiz. Dessa forma, demora muito mais tempo para que essas plantas voltem a crescer. “Além disso, o principal ganho é evitar o uso de produtos químicos que podem causar contaminação no lençol freático. Com a capina elétrica, além de proteger o meio ambiente, geramos economia, pois a cidade fica limpa por mais tempo”, diz.  

O custo benefício, de acordo com Michelan, tem sido excelente, pois de início é necessário fazer 3 a 4 vezes por ano a aplicação, mas com o tempo, por atingir diretamente as raízes do mato, ele vai ficando mais difícil de nascer e isso se reduz para 2 ou 3 vezes. “Estamos felizes com os resultados analisados e sim, claro, iremos continuar a usar o equipamento sempre ampliando a cobertura das áreas”, reforça.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agricultores da BA e GO melhoram produção com gestão de irrigação avançada

A plataforma de gerenciamento avançado de irrigação amplia os horizontes de agricultores brasileiros e torna-se um importante aliado porteira adentro.

Tecnologia brasileira guia empresas na jornada de redução de carbono

Com foco na redução de gases do efeito estufa, a Mangue, Impactech brasileira, ajuda empresas a mapear e reportar todas as etapas de emissão de carbono.

Equipamentos tecnológicos revolucionam a agricultura

Pesquisas realizadas pela Embrapa Soja constataram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones

Bioinoculante eleva a produtividade

Biofree, desenvolvido pela Biotrop, é o único a combinar a mobilização de fósforo ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!