19.9 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 15, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEquipamentos tecnológicos revolucionam a agricultura

Equipamentos tecnológicos revolucionam a agricultura

Pesquisas realizadas pela Embrapa Soja constataram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones

A presença cada vez mais marcante da tecnologia no setor agrícola está revolucionando a maneira como os produtores brasileiros administram suas propriedades rurais e uma ferramenta que tem ganhado destaque é o drone. Esses aparelhos não tripulados, controlados remotamente e equipados com câmeras de alta resolução, têm se tornado essenciais para maximizar os resultados nas atividades agrícolas.

Créditos: Sonhagro

Os produtores rurais têm adotado a tecnologia dos drones devido às imagens e vídeos que eles fornecem, com informações em tempo real, agilizando a supervisão de áreas de difícil acesso nas fazendas. Além disso, esses equipamentos têm se mostrado eficazes na detecção de pragas, doenças, falhas no plantio e problemas de irrigação.

Estudos realizados pela Embrapa Soja na safra 2020/21 revelaram o impacto positivo na produtividade das plantações com o uso de drones. A aplicação de defensivos, por exemplo, mostrou-se mais eficiente no combate a pragas como o percevejo-marrom e a lagarta-falsa-medideira, superando métodos tradicionais como bombas costais e pulverizadores de barra.

O uso dos drones aumenta a eficiência, pois eles conseguem alcançar partes mais internas do dossel que outros métodos não conseguem atingir. Apesar do investimento significativo – com preços variando entre R$ 60 mil e R$ 250 mil -, produtores de pequeno porte têm buscado acesso a esses equipamentos, muitas vezes optando por terceirizar seu uso.

Romário Alves, CEO da Sonhagro, franquia especializada em crédito rural, destaca que os produtores rurais têm encontrado suporte financeiro por meio das linhas de crédito PRONAF MAIS ALIMENTOS, PRONAMP Investimentos, INOVAGRO, RENOVAGRO e até através dos recursos próprios das instituições financeiras. “Esses equipamentos oferecem grande conveniência, eficácia e diminuição de mão de obra para o campo, com a facilidade de parcelamento em até 10 anos, tendo até 3 anos de carência para o início do pagamento e, conta ainda, com taxas reduzidas, a partir de 4% anualmente” afirma.

Além de facilitar processos burocráticos para os produtores, a Sonhagro também atua na gestão de negociações e execução de projetos técnicos exigidos pelos bancos. Essa abordagem visa auxiliar os produtores rurais a obterem o crédito necessário para aquisição de equipamentos tecnológicos que estão revolucionando a agricultura brasileira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes: a coisa está russa

Dentre alguns dos assuntos que unem Rússia e Brasil, o agronegócio está no centro da pauta e, mais ...

Tecnologia é principal aliada nas metas de descarbonização

Representantes do setor industrial falaram, durante a Automation Fair 2023, sobre como a tecnologia tem sido crucial para o cumprimento de metas de sustentabilidade da manufatura global.

Entenda por que os microrganismos trazem uma série de benefícios para a agricultura

A tecnologia e pesquisa aplicada ao setor agro comprovam que os muitos microrganismos são essenciais para uma boa saúde dos solos, sanidade e desenvolvimento das plantas, impactando diretamente na produtividade dos cultivos.

Produtor de 27 anos vence o Desafio da Soja 2022

Nascido em uma família de agricultores, o jovem Matheus Leonel Nunes Alves tem interesse pela terra desde cedo -- legado do avô, seguido pelo pai e, agora, por ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!