21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioTecnologiaTecnologia ajuda agroindústrias no controle de estoque e aumento da produtividade

Tecnologia ajuda agroindústrias no controle de estoque e aumento da produtividade

Divulgação

O controle de estoque é básico em todas as fases do sistema de desenvolvimento de um empreendimento, seja qual for o seu tamanho. Planejar e administrar garante organização e, acima de tudo, evita o desperdício, aumentando a produtividade. Mas, nem todas as empresas se mostram proativas ou dominam todo o caminho para montar um roteiro eficaz e acabam falhando neste aspecto.

Foi pensando nesta lacuna, que a Golden IT, empresa do Paraná especializada em soluções para gestão de negócios, desenvolveu o Módulo de Nivelamento de Estoques. Em forma de painel, ele mostra a mesma informação para os principais quatro setores da empresa: comercial, produção, almoxarifado e compras. “Através dele, é possível conhecer o passado e planejar o futuro. É possível gerar as ordens de produção automaticamente, fazendo ajustes finos de acordo com a situação de estoque e a capacidade produtiva do momento”, explica Áureo Bordignon, CEO da Golden IT, empresa de Curitiba/PR. Além disso, o Módulo oferece um controle visual que mostra os produtos com excesso ou falta de estoque, facilitando a tomada de decisão sobre o que produzir e o que comprar.

O Módulo está em apresentação na plataforma da Golden IT e oferece um checklist próprio, que auxilia no roteiro para uma gestão eficiente. A solução permite, entre outras ações, revisar a produção por planejamento ou por demanda; controle de estoque previsto com posição real e controle de produção com rastro de todos os números de série, tanto dos produtos acabados, como da matéria-prima; integração com o pedido de venda e apontamentos de produção.

O CEO da Golden IT afirma que a falta de controle de estoque ainda é algo bastante recorrente. “O que eu vejo na maioria das indústrias é um descontrole total, incertezas, muitas vezes falta de alguns produtos e sobra de outros. Não existe uma definição clara do que e de quanto produzir, muitas vezes quem determina isto é o gerente de produção baseado em ‘feeling’ e não em números. Penso que quem deveria determinar o que precisa ser produzido é a área comercial. Para mim isto é óbvio”, assinala.

Para Áureo, gerir bem um negócio é fundamental, pois, trabalhando com previsibilidade e antecedência, as falhas são minimizadas e, em contrapartida, a longevidade do empreendimento cresce, assim como a margem de lucros e a economia. “Quando se trabalha com planejamento e controle, quando cada setor sabe o que precisa fazer, reduz o desperdício e aumenta a produtividade”, confirma.

ARTIGOS RELACIONADOS

15º Fórum Nacional de Máxima Produtividade do CESB

Os Campeões e as maiores produtividades do Desafio de Máxima Produtividade do CESB serão revelados em junho em grande evento de celebração dos 15 anos da organização.

Plantio de café: Como a tecnologia de precisão pode ajudar?

A cafeicultura brasileira apresenta inúmeras particularidades que contribuem com uma variabilidade espacial elevada nas áreas de cultivo, sejam nos parâmetros ligados às condições edáficas, climáticas, culturais ou operacionais.

Produtor de 27 anos vence o Desafio da Soja 2022

Nascido em uma família de agricultores, o jovem Matheus Leonel Nunes Alves tem interesse pela terra desde cedo -- legado do avô, seguido pelo pai e, agora, por ele.

Tecnologia blockchain no agronegócio

A tecnologia blockchain tem sido cada vez mais explorada para beneficiar o agronegócio em diversas áreas, como por exemplo na rastreabilidade, onde já é possível rastrear toda a cadeia de suprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!