Aliando tecnologia, sustentabilidade e inovação no transporte logístico da cadeia do agronegócio, a Termotécnica se destaca há mais de seis décadas no desenvolvimento de soluções que garantem o acondicionamento seguro de produtos frescos.
Uma das maiores fabricantes de soluções em embalagens de EPS/isopor (poliestireno expandido, mais conhecido como isopor – marca de terceiro) da América Latina, a empresa se consolidou como uma escolha estratégica para o agronegócio.
Combinação que deu certo
As conservadoras DaColheita, desenvolvidas para o acondicionamento de frutas, legumes e verduras, oferecem uma combinação única de proteção, redução de custos e responsabilidade ambiental. Reconhecidas por sua alta resistência a impactos, vibrações e compressão, essas embalagens reduzem a desidratação dos produtos, atingem a temperatura ideal mais rapidamente e mantêm o frio por mais tempo.
A versatilidade do EPS também possibilita a criação de embalagens universais, adequadas a diferentes modelos de um mesmo produto, reduzindo desperdícios e otimizando recursos.
Maior proteção
Composto por 98% de ar, o material protege os produtos durante o transporte, garantindo que cheguem intactos ao destino. Além disso, sua leveza facilita o manuseio e o empilhamento, contribuindo para uma logística mais eficiente e segura.
Para o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, a inovação tem sido um divisor de águas para a empresa. “Temos investido no desenvolvimento de soluções para atender a cadeia do agronegócio, tanto no mercado interno quanto na exportação. Nossas conservadoras pós-colheita para frutas, legumes e verduras agregam valor ao aumentar significativamente o shelf life desses produtos, com resultados comprovados por laboratórios internacionais, reduzindo desperdícios em toda a cadeia de distribuição”, destaca.
Vantagens
As embalagens da Termotécnica oferecem diversas vantagens, como proteção, resistência a impactos, vibrações, choques e compressão, além de baixo peso, garantindo que os itens cheguem em perfeitas condições ao destino. O material é seguro para a saúde e o meio ambiente, não contamina o solo, o ar ou a água.
“Ao prolongar a vida útil dos produtos, manter a temperatura constante e ser extremamente leve, nossas embalagens DaColheita também contribuem para a sustentabilidade, reduzindo perdas na cadeia de distribuição e diminuindo as emissões de CO₂ e custos com transporte. Além disso, são 100% recicláveis”, ressalta Nivaldo Fernandes de Oliveira, diretor-superintendente da Termotécnica e membro do Conselho da IFPA Brasil (International Fresh Produce Association), entidade que integra produtores e distribuidores de flores e produtos frescos em diversos países.
Conservadoras DaColheita
As conservadoras DaColheita minimizam os impactos das oscilações de temperatura durante o armazenamento e transporte, ajudando a preservar o frescor das frutas por mais tempo.
Já a linha DaColheita Bio inclui bandejas de origem renovável, biodegradáveis e compostáveis, produzidas a partir de resíduos agrícolas. Essas embalagens são amplamente utilizadas no transporte de frutas como manga, limão, avocado, uva, pitaia, figo, mamão, goiaba, maracujá e lichia, entre outras.


EPS Reciclado
Pioneira no Brasil no desenvolvimento de soluções para a reciclagem de EPS, a Termotécnica lidera, desde 2007, o programa “Reciclar EPS”. Até o momento, mais de 48 milhões de quilos de EPS já foram reciclados, contribuindo significativamente para a economia circular e a preservação ambiental.
A empresa é uma das maiores recicladoras de EPS da América Latina, reforçando seu compromisso com a redução da pegada de carbono e a otimização dos processos logísticos. Acesse os pontos de coleta em soureciclavel.com.br.
Além disso, as embalagens da Termotécnica estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e cumprem os princípios ESG (ambiental, social e de governança), evidenciando o compromisso da empresa com soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio.