18.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTermotécnica é fornecedora do EPS para a prancha reciclável

Termotécnica é fornecedora do EPS para a prancha reciclável

Fabricada pela Kos Blanks, de Florianópolis, a Ecoboard FT77, que leva as iniciais do surfista, alia qualidade, performance e custo acessível à sustentabilidade.

O bicampeão mundial de surfe, Filipe Toledo, lançou a primeira prancha 100% reciclável do mundo. Em sua conta no Instagram, o surfista apresentou a inovação: “Estou super animado em compartilhar com vocês uma novidade que já venho elaborando há um tempo e que finalmente saiu do papel: a EcoBoard FT77 Filipe Toledo 100% reciclável! Sustentabilidade e desempenho impecável. Juntos, podemos criar ondas de mudança e deixar um legado para as futuras gerações. Faça parte desta mudança!”

Créditos: Divulgação

A Termotécnica, uma das maiores indústrias transformadoras de EPS (poliestireno expandido, mais conhecido como isopor*) da América Latina e líder no mercado brasileiro, com matriz em Joinville/SC, é a fornecedora do EPS para a Kos Blanks, de Florianópolis/SC, responsável pelo desenvolvimento (projeto, shape e manufatura) da prancha de surf de acordo com as especificações de qualidade, performance e o conceito sustentável exigidos pelo surfista. A EcoBoard conta com tecnologia de ponta utilizando EPS de alta densidade e resistência, além de ser totalmente reciclável e com o bônus de ter um valor muito mais acessível em relação às pranchas tradicionais sem perder em desempenho. 

O segmento de pranchas de surfe, longboard, wakeboard, stand up paddle, já é um dos setores atendidos pela Termotécnica há mais de uma década. “O EPS é um material muito versátil. Graças às infinitas possibilidades de moldagem do poliestireno expandido é possível desenvolver soluções para diversos segmentos como o de surfe e já fornecemos matéria-prima para a estrutura interna de pranchas tradicionais. Agora, esse desenvolvimento diferenciado, utilizando 100% EPS, de acordo com as especificações do cliente Kos Blanks, demonstra mais uma vez a expertise da Termotécnica em atender o mercado agregando inovação, flexibilidade e qualidade”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.

Termotécnica faz a reciclagem do EPS pós-uso

A Termotécnica tem um programa robusto em todo o país para reciclar essas pranchas de surf de EPS que já ultrapassaram o seu tempo de uso e outras embalagens e itens fabricados com este material. Para dar uma destinação ambientalmente correta e sustentável ao EPS pós-consumo, desde 2007 a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Neste período, a empresa já reciclou aproximadamente 48 milhões de quilos de EPS de embalagens pós-consumo – o que equivale a uma área de mais de 10 estádios do Maracanã.

Marcando o pioneirismo e a vanguarda da Termotécnica nas questões de sustentabilidade, o Programa Reciclar EPS vem transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo valorizado no mercado e contribuindo para a inclusão sócio-produtiva de famílias de baixa renda que vivem desta cadeia de reciclagem.  

Para ampliar o volume de captação do material a ser reciclado, a Termotécnica vem buscando expandir a cobertura do Programa Reciclar EPS no país. Conta com uma rede de parceiros como cooperativas e associações de recicladores, gerenciadores de resíduos e prefeituras, entre outras, de forma a reforçar a conscientização para a destinação correta, reciclagem e reintrodução do EPS pós-consumo e pós-industrial na cadeia produtiva. Esse material pós-consumo é processado e vira uma nova matéria-prima de origem reciclada que a Termotécnica comercializa com a marca REPOR para empresas que fabricam peças técnicas, rodapés, molduras, cachepôs, entre outras inúmeras aplicações.

*isopor é marca registrada de terceiro

ARTIGOS RELACIONADOS

Termotécnica apresenta embalagens iPack para vinhos

A Termotécnica - uma das maiores indústrias de soluções de embalagens em EPS no Brasil ...

Soluções de embalagens DaColheita

Estudo demonstrou que as conservadoras em EPS reduzem em até 9,52% a quantidade de emissões de Co2 eq. em comparação outros materiais.

Soluções DaColheita são apresentadas em missão do Brasil no Chile

Projeto Frutas do Brasil busca a abertura do mercado chileno para comercialização do mamão brasileiro.

Dia do reciclador e da reciclagem

Referência nacional em economia circular, Termotécnica realiza encontro com cooperativas de recicladores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!