19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTecnologia inédita para projetos de crédito de carbono

Tecnologia inédita para projetos de crédito de carbono

Moss Forest, primeira solução brasileira capaz de fazer monitoramento digital de florestas com inteligência artificial

A Moss, pioneira e líder mundial na comercialização de créditos de carbono, apresentou a empresários e investidores, o Moss Forest, tecnologia que deve expandir a capacidade da climatech de desenvolver projetos de crédito de carbono, considerados atualmente grandes aliados do Brasil na luta contra o desmatamento e para conter o avanço das mudanças climáticas.

O Moss Forest é a primeira plataforma brasileira capaz de fazer monitoramento digital para identificar áreas florestais, propriedades sem inconsistências de registros legais e, portanto, com potencial para a viabilização de projetos de crédito de carbono.

Crédito: Shutterstock

Com esta nova tecnologia, os executivos Luis Felipe Adaime, fundador e CEO da Moss, e Cláudia Backes, chefe da área de produtos da Climatech, subiram ao palco do South Summit para discutir propostas que podem mitigar os efeitos da crise climática e fortalecer ações para manter a floresta em pé.

Inovação

Segundo o executivo Luis Adaime, o Moss Forest é uma tecnologia inovadora, capaz de abreviar uma série de obstáculos no processo de implementação de projetos, assim como o de tornar mais eficiente o trabalho da equipe técnica que vai a campo para calcular o volume de carbono estocado em áreas florestais.

“Esta tarefa é complexa porque exige semanas de trabalho das equipes no meio de densas áreas florestais. O Moss Forest, por sua vez, entrega em minutos o que as empresas sem a solução podem levar até seis meses para realizar. É tudo mais rápido, simples e barato”, garante o CEO da climatech.

Adaime explica ainda que o Moss Forest é capaz de cruzar informações de diversas bases de dados, em tempo real, para saber, por exemplo, se há sobreposição das áreas com terras indígenas e Unidades de Conservação e se os registros dos imóveis estão em dia.

A ferramenta também pode receber alertas de focos de calor e desmatamento ilegal, além de reconhecer a biodiversidade de espécies da fauna e flora da região. “Só a inovação pode aumentar, acelerar e baratear o desenvolvimento de projetos de originação de créditos de carbono para manter a floresta de pé com urgência e efetividade”, avalia Adaime.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sequestro de carbono em áreas de mata é contemplado em PL

Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados que regulamenta o mercado de carbono no Brasil (PL 2148/15), unindo...

Panorama do crédito agrícola no setor cafeeiro

A demanda de crédito anual gira em torno de 800 bilhões de reais, sendo 50% do recurso financiado por bancos públicos e privados por meio do Plano Safra e do mercado de crédito de juros livres. Outros 50% são financiados pelo Barter e mercado de capitais, no qual a fintech mineira Bigtrade está inserida.

Biochar: “esponja de carbono”

A primeira fábrica comercial de biochar da América Latina foi inaugurada em Lajinha (MG) pela NetZero, uma startup francesa que ganhou vários prêmios por seu modelo inovador

A relação entre os parâmetros climáticos e o estoque de carbono

Novas pesquisas revelam a incrível ligação entre os parâmetros climáticos e o estoque de carbono em nossos ecossistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!