23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioLançamentosTecnologia possibilita realizar análises de grãos e nutrição animal sem laboratório e...

Tecnologia possibilita realizar análises de grãos e nutrição animal sem laboratório e em tempo real

Divulgação

No cenário competitivo atual, as ferramentas tecnológicas são um componente fundamental para o sucesso de agricultores e pecuaristas no agronegócio. Neste sentido, uma nova tecnologia surge no mercado brasileiro para proporcionar a realização de análises de alimentos e outras amostras orgânicas (e algumas inorgânicas), em tempo real e sem uso de laboratório, por meio do método de emissão de radiação eletromagnética.

Trata-se da linha de equipamentos portáteis de análise nutricional com a tecnologia NIR, uma das mais versáteis e modernas ferramentas de alta precisão já criadas para aferir parâmetros da composição nutricional de rações animais e de grãos, de forma geral, como milho, soja, trigo, café, além de ser também funcional para análise de cana-de-açúcar, solo, dentre outros. Tudo isto de forma rápida e prática, sem a necessidade de testes laboratoriais ou de conexão com a internet.

Estes aparelhos possibilitam um acompanhamento individualizado das medições necessárias durante a produção agrícola ou da criação animal, evitando falhas nos processos, que possam vir a prejudicar sua qualidade final. Aqui no Brasil, eles são comercializados exclusivamente pela Weightech Agro, uma divisão focada em controle nutricional da empresa Weightech Brasil – especializada em sistemas de pesagem, com atuação há 20 anos no segmento. Os equipamentos comercializados foram desenvolvidos pela empresa italiana Dinamica Generale, líder mundial em tecnologias de ponta para o controle eficiente do agronegócio.

De acordo com Carlos Marin, Diretor da Weightech Brasil, dentre os principais diferenciais destes produtos estão “a qualidade adequada às condições mais extremas de uso, tais como calor, umidade e frio, com equipamentos construídos com materiais de especificação de uso militar, proporcionando precisão, confiabilidade, estabilidade e durabilidade ao longo do tempo. Além de possuírem os mais avançados recursos de tecnologia e conectividade, que garantem a otimização dos processos por meio do seu uso, representando, sem dúvida alguma, a melhor relação custo-benefício do mercado para uma produção mais segura e rentável”, afirma.

Vale destacar ainda que estes equipamentos permitem a realização de análises diretamente a campo e em menos de um minuto, não sendo necessária a coleta de amostras para análise em laboratório. “Além de mais prático, este tipo de sistema também é mais econômico e eficiente, uma vez que permite o acompanhamento ágil e constante dos resultados para a tomada das medidas necessárias na produção”, explica Marin.

O diretor acrescenta ainda que os aparelhos com a tecnologia NIR possuem um grande potencial de expansão dentro do agronegócio brasileiro nos próximos anos, pois, cada vez mais, há a necessidade de investimento em tecnologia de ponta para conseguir melhorar os índices de produção e de rentabilidade dos negócios, principalmente no caso daqueles que visam a comercialização de seus produtos para outros países. “Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, principalmente quando se trata do mercado de exportação, com clientes internacionais extremamente exigentes, a tecnologia NIR se configura como uma das melhores soluções para se destacar da concorrência e melhorar os ganhos, com redução de custos, melhor qualidade e produtividade”, finaliza o diretor.

Carlos Marin, CEO da Weightech Agro/Divulgação

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ANÁLISE DE NUTRIÇÃO ANIMAL E DE GRÃOS

Na área de nutrição animal, a linha de produtos com a tecnologia NIR contribui para o controle da qualidade e da dosagem da alimentação animal, sem desperdício; melhoria da saúde do animal, reduzindo o uso de antibióticos; aumento da eficiência e produtividade da fazenda, com diminuição das perdas na produção; otimização da mão de obra; economia de tempo, insumos e capital; dentre outros benefícios.

Já no segmento agrícola, os equipamentos NIR atuam de forma primordial no controle de qualidade dos grãos, por meio da análise dos mais diversos parâmetros – como a determinação de proteína, umidade, teor de glúten, óleo, fibra, aminoácidos, ácidos graxos, dentre muitos outros –, visando atender, sobretudo, aos rigorosos requisitos de análises solicitados pelos órgãos reguladores de comércio exterior, além de agregar eficiência no beneficiamento, armazenamento e transporte.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vantagens do fertilizante organomineral para frutíferas

AutoresRegina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) rmqlana@ufu.br Mara Lúcia Martins Magela Danyela...

Lavoro marca presença na Farm Show MT 2023

Feira acontece entre 14 e 17 de março de 2023, em Primavera do Leste, no Mato Grosso.

Mineradora inglesa de potássio destacará diferenciais do K Forte

A Verde, mineradora inglesa controlada por brasileiros que já investiu mais de 200 milhões em tecnologia, quer ampliar a sua rede de relacionamentos e...

Ensaio com Fertium® Phós HF comprova: Substâncias húmicas aumentam a produtividade no tomateiro estaqueado

Renato Passos Brandão Gestor Agronômico do Grupo Bio Soja Maickon Fernando Balator Coordenador Técnico do Grupo Bio Soja Marcelo Machado Ferreira Estagiário do Deptº Agronômico do Grupo Bio Soja A...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!