22.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesComo a tecnologia auxilia o agronegócio e o que isso representa à...

Como a tecnologia auxilia o agronegócio e o que isso representa à economia?

O agronegócio representa uma participação de 24,7% do PIB brasileiro. O valor de produção das principais culturas do agronegócio no Brasil atingiu o recorde de R$ 743,3 bilhões em 2021, um crescimento de 58,6% em relação ao ano anterior, segundo o Cepea.

O agro não se refere somente à produção rural, mas às atividades predominantemente rurais. Ou seja, envolve toda uma cadeia que vai desde o setor agrícola até o agropecuário.

João Fossaluzza, CEO da Atto Exp Empresarial, que possui parte no Agro, explica como o agronegócio influencia a economia. “Quando se tem quase 30% de toda a economia dependente de um sistema inteiro como o agro, precisamos dar vazão a essa parte inteira. O agro impulsiona a economia gerando mais exportações, empregos e demais”, diz.

Crescimento tecnológico

A tecnologia é grande aliada do campo. Antes, a produção era inteiramente manual, mas, com os avanços da modernidade, o agro passou a investir em tecnologia. Alguns exemplos das tecnologias utilizadas são os chips RFID e QRcode e o controle pela internet.

Os demais meios para inserção de tecnologia vão desde máquinas automatizadas que percorrem a lavoura sem a necessidade de operador, até softwares que auxiliam o mapeamento e a agricultura de precisão e drones aéreos que sobrevoam a propriedade, facilitando a visualização das estruturas. 

No passado, essas tecnologias eram restritas apenas aos grandes produtores, mas, com o aumento das empresas que proporcionam às PMEs esses avanços, hoje existem muitas novidades que são acessíveis e simplificam a vida de pequenos, médios e grandes produtores, garantindo a possibilidade de acessar as tecnologias.

Para o Vice Presidente  da Atto EXP Empresarial, João Fossaluzza, as PMEs voltadas ao agronegócio precisam de auxílio na gestão e inserção de tecnologias voltadas ao setor.

“Os empresários do ramo de agronegócio precisam adotar os novos meios tecnológicos. Assim, podemos garantir a maior produção em cadeia. Mas, antes de pensar no lucro, quem lida com o Agro precisa contratar uma empresa de confiança e experiência no mercado”, comenta João Fossaluzza, da Atto.

Segundo Fossaluzza, o crescimento das soluções tecnológicas movimenta o ramo e privilegia o Brasil, gerando estímulo à economia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Logística reversa e a sustentabilidade no agronegócio

Leia a coluna Pensando Estrategicamente, por Antônio Carlos de Oliveira.

Compartilhando conhecimento

Agronegócio e marketing cada vez mais unidos. É essa a proposta da AgriContent Week, primeiro ...

Juma-Agro: tecnologia para altas produtividades

A Juma-Agro está presente na AgroBrasília desde sua primeira edição, há mais de 12 anos.

Sistema inteligente para plantio é lançado oficialmente na Show Rural

Marcando a retomada das grandes feiras presenciais no agronegócio este ano, a FertiSystem, empresa ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!