20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosTecnovitis

Tecnovitis

A feira Tecnovitis, que compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reune produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. Durante três dias de evento, a Tecnovitis 2023, em sua quinta edição, vai disponibilizar o contato dos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura. Também haverá palestras, demonstrações técnicas à campo e exposição de produtos e serviços para o setor.

A atividade tem como objetivos disponibilizar o acesso do viticultor à tecnologia; fortalecer as relações entre os públicos, promovendo o contato direto; divulgar produtos e novas tendências para o cultivo; criar oportunidades de contato entre o produtor rural e seus familiares com as novas tecnologias, fornecedores e equipamentos, insumos e agentes financeiros; demonstrar e divulgar os experimentos realizados nos vinhedos da Serra Gaúcha; expressar o conjunto de políticas públicas que devem se articular em torno do produtor rural e dar visibilidade à esse produtor, enquanto modo de vida, no contexto de relações sociais solidárias.

A exemplo da primeira edição, realizada em 2015, a feira visa destacar a importância e relevância do setor, sendo pioneira em um evento específico e exclusivo, voltado ao cultivo da uva. Com os destaques que serão apresentados em 2023, a expectativa dos organizadores é de que a feira também permita atrair olhares do mercado externo, com público estimado de 10 mil visitantes.

O presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider, comenta que as expectativas para essa edição são grandes. “Já somos uma feira consolidada, de um segmento específico e bem direcionado. Esse ano traremos novidades, muita informação e tecnologia. Como destaques, será apresentado um novo sistema anti-granizo, além de demonstrações da operação de drones na agricultura. Também traremos a pauta da conscientização sobre acidentes de trabalho no nosso setor”, completa.
A Tecnovitis mostra os avanços da viticultura brasileira, bem como as melhorias quantitativas e qualitativas, que tornam mais competitivos os processos desta cadeia produtiva. A feira é realizada em um dos maiores polos vitícolas do país. O cultivo da uva na Serra Gaúcha nasceu como subsistência, para consumo próprio e, com o excedente da produção nasceram as primeiras vinícolas comerciais, com a cultura de produção tipicamente italianas e ampla mão de obra. Com a ampliação das áreas de vinhedos e investimento dos empresários do setor, formou-se o maior polo vitivinícola do Brasil.

Atualmente os desafios são outros, já que a produção cresceu, exigindo maior qualificação dos trabalhadores, capacidade técnica e operacional das vinícolas para manter, não somente o volume de produção, como também a qualidade dos produtos. Um dos desafios da Tecnovitis é conduzir as atividades vitícolas dentro de novos moldes de cultivo e produção, incluindo a modernização e mecanização de processos, inovação tecnológica e, sobretudo, foco na qualidade dos cultivos.
O evento ocorrerá de 6 a 8 de dezembro, das 10h às 18h, na Comunidade 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A abertura será no primeiro dia, às 19h, no Auditório do Complexo Villa Michelon. Dentre os temas das palestras, estão novas formas de tecnologia e cultivo, sustentabilidade e oficinas diversas. A programação completa consta no site oficial da feira tecnovitis.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!