Existem melões com casca amarela, verde ou com uma mistura das duas cores, redondos ou alongados e com polpa de cor variável
A escolha do material de plantio adequado é uma decisão importante para o sucesso do cultivo do meloeiro. Assim, o primeiro passo a ser considerado pelo produtor é avaliar aspectos de cultivares de polinização aberta e de híbridos disponíveis no mercado, tais como: potencial produtivo, duração dos estádios de desenvolvimento (vegetativo, reprodutivo), características do fruto (formato, peso médio, espessura da polpa e da casca), sabor, aroma, conteúdo de sólidos solúveis e textura).
Â
Características
Os principais tipos de melão produzidos comercialmente pertencem a dois grupos: inodoros ou aromáticos, que são facilmente reconhecidos por terem características claramente observáveis.
â–º Amarelo: pertencente ao grupo dos inodoros, é também conhecido como melão espanhol. Tem casca amarela e polpa variando de branca a creme. Os frutos apresentam formato redondo ovalado. Por ser mais resistente ao manuseio e por apresentar boa conservação pós-colheita, é o tipo mais cultivado em todo o Brasil.
â–º Cantaloupe: pertence ao grupo dos aromáticos. Apresenta a casca rendilhada, com formato esférico e polpa salmão. Exige um manuseio mais cuidadoso e utilização de processo de refrigeração durante a pós-colheita.
â–º Charentais: pertencente ao grupo dos aromáticos, possui casca lisa, verde-clara e reticulada (costelada), forma arredondada e às vezes achatada, e polpa salmão. Algumas variedades possuem leve rendilhamento.
â–º Gália: pertencenteao grupo dos aromáticos, é arredondado, com casca verde no início e amarela quando o fruto está maduro. A coloração da polpa varia de branco a branco-esverdeada. Possui rendilhamento menor que os cantaloupes.
â–º Orange: pertence ao grupo dos aromáticos, é redondo, de casca lisa e cor creme, com polpa laranja-escura ou creme-esverdeada. Exige manuseio cuidadoso.
â–º Pele de sapo: pertencente ao grupo dos inodoros, recebeu esse nome pela coloração de sua casca: verde-clara com manchas verde-escuras, levemente enrugada e dura, com polpa creme-esverdeada. Dentre os melões comercializados, é o tipo de maior tamanho.
Demanda
No Brasil plantam-se, principalmente, cultivares de melão do grupo Inodorus, tipo “amarelo“, entretanto, há uma tendência de mercado no aumento da demanda por melões do grupo Cantalupensis, aromáticos, de polpa salmão, com bom sabor e maior teor de açúcar (ºBrix).
Fonte: CTP (www.cpt.com.br)
Â
Â