Tradecorp investe mais de U$ 1 mi em seu primeiro Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções

Objetivo é desenvolver biosoluções inovadoras para o mercado nacional e internacional, a partir do estudo aprofundado de microrganismos, contribuindo para a agricultura mais segura e sustentável.

0
259
Jorge Luis de Almeida, Diretor Geral da Tradecorp, Eric Vans Innis, CEO Rovensa, Rafael Leiria Nunes, Diretor de Operações da Tradecorp Brasil e José Alfredo Garcia, COO Bio Nutrição, na inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação em Biossoluções no Brasil.

Com investimento superior a U$ 1 milhão, a Tradecorp do Brasil, empresa do Grupo Rovensa, inaugura seu primeiro Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções no Brasil, localizado em Hortolândia (SP).  A estrutura permitirá o desenvolvimento de novas biosoluções adaptadas para os mercados nacional e internacional, atendendo os diversos países de atuação do grupo e contribuindo para um Agro Global mais produtivo, seguro e sustentável, colaborando com o desafio mundial de alimentar a crescente população.

Rafael Leiria, diretor de operações da Tradecorp do Brasil, explica que o centro de pesquisas tem como principal objetivo desenvolver biosoluções inovadoras a partir de microrganismos como fungos e bactérias, capazes de contribuir para uma agricultura mais produtiva e sustentável. O trabalho com microrganismos selecionados com alta aptidão para melhorar a eficiência do uso de nutrientes, a qualidade e a longevidade produtiva dos solos, além de potencializar a expressão produtiva dos cultivos, entregará maior produtividade e qualidade para as lavouras. “O cerne da inovação está na seleção dos microrganismos benéficos mais eficientes, nos processos para a obtenção e multiplicação destes microrganismos e seus metabólitos de interesse, além do desenvolvimento de formulações estáveis e de fácil utilização pelos produtores”.

O Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções da Tradecorp do Brasil será o primeiro do grupo fora da Europa. Além do Brasil, o grupo possui Centros de Pesquisa e Inovação na Espanha e na França. “O setor agro brasileiro é cada vez mais importante a nível global graças a expressivos investimentos em novas tecnologias que vêm sendo feitos pela iniciativa privada e pública nos últimos 10 anos. O Brasil representa uma fronteira em pleno desenvolvimento e com capacidade para produzir cada vez mais alimentos, com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, enfatiza Rafael Leiria. Ele afirma que os esforços do Centro de Pesquisa não serão voltados apenas para o mercado brasileiro. “Vamos desenvolver soluções que terão aplicabilidade em outras geografias no mundo, onde o grupo Rovensa atua, contribuindo para uma agricultura sustentável a nível mundial”.

A infraestrutura de ponta, somada à equipe multidisciplinar altamente capacitada e sob a gestão da Dra. Johana Rincones Pérez, permitirá que muitos projetos sejam desenvolvidos simultaneamente. No laboratório serão realizados os processos fermentativos à base de fungos e bactérias e produzidos os protótipos a serem avaliados em casa de vegetação ou campo, além de serem acompanhados resultados de análises químicas e de biologia molecular dos microrganismos envolvidos e da resposta em plantas modelo. Segundo Johana, o laboratório nasce com grandes desafios. “Como novos inoculantes à base de consórcios de microrganismos, novos biofertilizantes a partir de metabólitos de microrganismos e novos processos para obtenção de ativos para biocontrole de insetos, fungos e nematoides”.

Rafael Leiria ainda reforça que essa inauguração é um marco para a Tradecorp do Brasil, fortalecendo sua presença e compromisso com o desenvolvimento da agricultura de alta produtividade e sustentável no país. “A infraestrutura de ponta e equipe altamente capacitada aqui alocada, formada por técnicos, engenheiros, biólogos, mestres, doutores e pós-doutores, colocam a Tradecorp do Brasil em destaque e com protagonismo no desenvolvimento de biosoluções para todo o grupo Rovensa”, finaliza.

Sobre a Tradecorp

A Tradecorp, uma empresa do Grupo Rovensa, é referência global no setor de bioestimulação e nutrição sustentável de cultivos, desenvolvendo e fabricando soluções de primeira linha e inovadoras que são comercializadas em mais de 60 países em todo o mundo. A Tradecorp oferece um portfólio premium abrangente de produtos globalmente adaptados às condições agronômicas locais e inclui soluções como bioestimulantes, quelatos e soluções microbianas.

As recentes aquisições estratégicas, da Microquimica, no Brasil, da SDP, na França e da Ouro Agri da Africa do Sul, levaram o Grupo Rovensa a um crescimento sem precedentes e à ampliação do portfólio diferenciado da Tradecorp, ao incorporar soluções microbiológicas, como inoculantes e extratos bacterianos, além de adjuvantes.

Para a pujante agricultura brasileira, a Tradecorp oferece um amplo portfólio de fertilizantes, biofertilizantes, bioestimulantes, inoculantes, adjuvantes e reguladores de crescimento, ideais para atender as necessidades agronômicas dos mais diversos cultivos, trazendo produtividade com qualidade e segurança para o homem e o ambiente.

Sediada em Hortolândia, interior do estado de São Paulo, a Tradecorp possui nas proximidades de sua matriz um moderno centro de distribuição logística, estrategicamente localizado às margens das melhores rodovias do estado de São Paulo, e uma moderna fábrica que produz para o mercado nacional e internacional. Adicionalmente possui quatro filiais logísticos em Cuiabá (MT), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Uberaba (MG) e Ibiporã (PR).

Dentro de um plano de responsabilidade socioambiental, a Tradecorp é associada e acionista do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que visa dar destinação correta às embalagens de agroquímicos recolhidas junto aos agricultores. Em seu negócio no Brasil utiliza, em quase a totalidade de seu portfólio, embalagens da Campo Limpo, uma indústria do Sistema inpEV, que utiliza como matéria-prima o material recolhido do campo, fechando o ciclo e trazendo mais sustentabilidade para a operação no Brasil.

Para mais informações, acesse www.tradecorp.com.br.

Sobre Rovensa

O Grupo Rovensa é líder global em soluções sustentáveis para a agricultura, o que compreende soluções de bionutrição, biocontrole e proteção de cultivos para ajudar os agricultores a produzir alimentos seguros, saudáveis e nutritivos para todos. Para apoiar nossa missão de alimentar o planeta, nossos 2.000 funcionários em mais de 30 países, se empenham diariamente para liderar mudanças nos sistemas de produção de alimentos por meio de uma agricultura bem equilibrada, que visa preservar e melhorar a saúde do solo, do homem e do meio ambiente.

Com um portifólio de soluções agrícolas comercializadas em mais de 80 países, o Grupo Rovensa foca em soluções inovadoras e ecológicas para a saúde e o cuidado dos cultivos. Desde nossos mais de 30 Centros Experimentais e Laboratórios de P&D em todo o mundo, até os mais de 800 profissionais especializados de suporte de campo, trabalhamos em estreita colaboração com os agricultores para ajudá-los a produzir mais com menos recursos.

A Rovensa reconhece sua responsabilidade em usar seu conhecimento e experiência para impulsionar o progresso de uma agricultura mais sustentável contribuindo para a o combate a fome no mundo. O seu portfólio de empresas inclui um vencedor do European Business Awards for the Environment (EBAE) 2020-2021, atribuído pela Comissão Europeia.

Para mais informações, acesse www.rovensa.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!