18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Tratamento de sementes com polímeros coloridos

Tratamento de sementes com polímeros coloridos

Amanda Carvalho Penidoapenidoufla@gmail.com

Debora Kelli Rochadeborarocha.agro@gmail.com

Engenheiras agrônomas, mestras e doutorandas em Produção e Tecnologia de Sementes – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Semente – Crédito: Marcelo Madalosso

A utilização de sementes de elevada qualidade é extremamente importante, pois garante ao agricultor uma implantação da lavoura correta e bem-sucedida. A qualidade de sementes é composta por um conjunto de atributos que são determinantes no desenvolvimento da semente quando colocada no solo, pautados na qualidade física, fisiológica, genética e sanitária.

Dentre os atributos de qualidade da semente, o aspecto sanitário é um fator importante na manutenção da qualidade das sementes. A proliferação de fungos de solo e de armazenamento são importantes causadores de perda da qualidade, pois as sementes contaminadas podem causar danos imediatos à germinação e vigor, com consequência prática no estabelecimento da cultura em campo.

Além disso, as sementes são importantes fontes de inóculo infectivo nas áreas, seja a curta e/ou a longas distâncias.

Tratamento de sementes

Nesse contexto, o tratamento de sementes se faz necessário. O tratamento de sementes tem por objetivo assegurar a qualidade sanitária das sementes, por meio da aplicação de produtos químicos ou biológicos que sejam eficientes para controlar fitopatógenos, principalmente fungos associados às sementes ou aqueles presentes no solo, além de atuar contra o ataque inicial de pragas específicas do solo, sendo umas da primeiras práticas realizadas no manejo integrado de pragas (MIP).

Além disso, a tecnologia de aplicação do produto deve ser realizada de forma correta e exige conhecimento técnico. Por exemplo, o tamanho da semente pode influenciar a regulagem da máquina de tratamento, e por isso o cálculo da dose correta a ser aplicada deve ser feito por quilo de semente a ser tratada, no caso de sementes de soja e algodão, e por unidade, no caso de sementes de milho.

Composição

Atualmente, vários são os produtos levados através da semente, como inseticidas, fungicidas, nematicidas, inoculantes e micronutrientes, polímeros e pó secante, havendo assim a necessidade de segurar estes materiais nas sementes sem que prejudique a qualidade final da semente comercializada.

Dentre esses produtos, os polímeros têm sido incorporados ao tratamento de sementes de maneira recorrente, diante dos benefícios agregados à tecnologia.

Polímeros: conceito e utilizações no TS

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Tratamento de sementes com polímeros coloridos