Inicio Destaques Limão Yuzu

Limão Yuzu

0
501

Ana Claudia Costaanaclaudia.costa@ufla.br

Leila Aparecida Salles Pioleila.pio@ufla.br

Professoras do curso de Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Limão – Fotos: Shutterstock

O limão Yuzu (Citrus ichangensis x Citrus reticulata var. austera, antigamente C. junos Siebold ex. Tanaka) é uma fruta cítrica, também conhecida como limão japonês, e tem origem chinesa.

Utilizado em preparos culinários e em práticas terapêuticas, a fruta se destaca pela extraordinária fragrância, que tem despertado o interesse de renomados chefs de cozinha no preparo de pratos refinados.

As características do ‘Yuzu’ se assemelham com as de outros limões, limas, laranjas, toranjas e tangerinas, porém, possui suco mais escasso que o limão ‘Tahiti’ e ‘Siciliano’. O aroma da fruta é refrescante e o sabor é marcado pela forte acidez. Na aparência, a casca costuma ser irregular e de cor amarelada quando madura.

Popularização

A fruta se popularizou no Japão, que hoje é o maior produtor e exportador do mundo, com grande concentração de pomares na região de Kochi, responsável pela maior parte da produção no País.

Desde a década de 60, essa região deixou de investir na indústria madeireira e passou a produzir Yuzu. O limão japonês é tão importante que os governos locais promovem o turismo para que visitantes conheçam as plantações, a culinária que leva a fruta como ingrediente e a fabricação de diferentes produtos feitos com a fruta.

A planta tem o formato de um arbusto, que normalmente contém um grande número de galhos. As folhas possuem um grande pecíolo e são muito perfumadas. Os frutos assemelham-se a uma pequena toranja, com casca irregular, e podem ser amarelos ou verdes, dependendo do grau de maturação. As frutas de limão Yuzu são muito aromáticas, normalmente medem entre 5,5 e 7,5 cm de diâmetro, mas podem ser tão grandes quanto as toranjas (10 cm ou mais).

Mudas

As mudas devem ser enxertadas e demoram de três a quatro anos para produzir frutos. Se plantadas a partir de sementes, começam a frutificar após cerca de 18 anos. No Brasil, as mudas são caras e difíceis de serem encontradas.

Solos

A planta necessita, para seu crescimento e produção, de solos bem drenados, ricos em húmus e com um pH ácido a neutro, e se desenvolve bem à sombra. É incomum as plantas cítricas serem resistentes ao frio, entretanto, o limão Yuzu consegue crescer em regiões com invernos onde as temperaturas chegam a -12°C, em que os cítricos mais sensíveis não conseguiram sobreviver.

A planta pode ser cultivada em vasos, mas aparentemente o seu cultivo nessa condição o torna mais sensível ao frio e deve ser mantido numa estufa durante o inverno.

Consumo

Raramente o fruto é consumido ao natural, embora na culinária japonesa sua casca aromática seja usada para decorar alguns pratos e seu suco seja normalmente utilizado como tempero, do mesmo modo que se usa o limão em outras cozinhas.

É um dos ingredientes do ponzu (um molho à base de cítricos) e do vinagre de yuzu. Ele também pode ser misturado com mel para preparar o yuzu hachimitsu, um tipo de xarope que é usado para se fazer o chá de yuzu e um ingrediente de bebidas alcoólicas.

Por aqui

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

SEM COMENTÁRIO