28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosTratamento de sementes combina biológico, químico e mineral

Tratamento de sementes combina biológico, químico e mineral

Semente de soja – Foto: Divulgação

Os laboratórios do Grupo Floss trabalham com duas equipes de microbiologistas em testes combinando elementos biológicos, químicos e minerais para uso no tratamento de sementes e aplicações no solo. “Sem dúvida, o uso de biológicos é a base para o futuro da produção de soja no Brasil”, disse o agrônomo Luiz Gustavo Floss, especialista em Produção Vegetal, no Congresso Aapresid 2021, realizado na Argentina.

Floss também é Coordenador da Academia de Alta Produtividade, onde após anos de testes desenvolveram “a escada da alta produtividade” que inclui o equilíbrio físico e químico do solo, fertilização e genética adequada, manejo fitossanitário e equilíbrios fisiológico e biológico.

“Para favorecer o equilíbrio do solo, além do uso de microrganismos benéficos, é necessária a rotação de culturas. A agricultura de hoje precisa saber mais sobre muitos desses microrganismos para produzir tecnologias eficientes no manejo da soja”, destacou ele em reportagem do portal especializado AgroPages.

Em sua apresentação no Congresso, Aapresid afirmou que “no futuro a base de produção será com produtos biológicos. E não é que ele seja contra o uso de produtos químicos, mas eles devem ser para complementar o biológico e não o contrário. Para que o equilíbrio do solo biológico seja necessário, é uma prioridade”.

“Hoje no Brasil há um aumento de até 25% no uso de produtos biológicos e será de 40% nos próximos anos, porque os produtores podem verificar os resultados. Sim, é muito importante falar de longo prazo, coisa a que o produtor brasileiro não está acostumado. Os jovens, as novas gerações, têm a cabeça mais aberta e sabemos que com eles podemos avançar melhor com essas mudanças de cultura”, avaliou Floss.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aos 60 anos, Isla vai muito além das sementes

Focada no desenvolvimento de sementes de hortaliças, a empresa gaúcha Isla Sementes comemorou seus 60 anos de forma muito especial no dia 15 de...

Fitorreguladores na cultura da soja é a receita para altas produtividades?

Autora Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica...

Tratamento de sementes com polímeros coloridos

A utilização de sementes de elevada qualidade é extremamente importante, pois garante ...

Embrapa apresenta tecnologias na Hortitec 2017

Para a 24ª edição da Hortitec " Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas que acontece em Holambra (SP), de 21 a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!