18.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesTratamento de sementes incrementa a produtividade do feijão

Tratamento de sementes incrementa a produtividade do feijão

Rafael Rosa Rocharafaelrochaagro@outlook.com

Rayla Nemis de Souzarayla.ns@outlook.com

Engenheiros agrônomos e mestrandos em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – UNEMAT

Feijão – Fotos: Cristiano de Oliveira

A produtividade da lavoura de feijão depende de uma série de fatores, como clima, região, manejo de pragas e doenças, entre outros. Uma semente com fungos ou atacada por insetos poderá sofrer uma vasta deterioração e, consequentemente, problemas na germinação.

Entre as opções disponíveis que contribuem para o sucesso no campo, o tratamento de sementes está entre as soluções que devem ser levadas em conta pelo produtor. Considerada uma das medidas fitossanitárias mais eficientes, essa técnica potencializa a genética e protege as sementes e plântulas de danos desde o seu contato inicial com o solo – considerado o período mais crítico da lavoura – até o crescimento das plantas.

Além disso, o tratamento de sementes contribui para o desenvolvimento de uma lavoura uniforme e com maior força de enraizamento.

Ameaças à produtividade

Dentre as ameaças que podem comprometer a produtividade da lavoura de feijão no estádio inicial estão pragas como a mosca-branca (Bemisia tabaci raça B) e vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa).

Doenças como antracnose (Colletotrichum lindemuthianum), mancha-de-alternaria (Alternaria alternata), mancha-de-fusarium (Fusarium oxysporum f.sp. phaseoli) e podridão-dos-grãos-armazenados (Aspergillus flavus) também podem causar sérios prejuízos ao agricultor.

Mas, dentre essas, a mais agressiva é a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum, principalmente quando ocorre no início do ciclo da cultura. O tratamento de sementes com fungicidas é uma das alternativas que apresenta bons resultados na prevenção aos prejuízos com esta doença.

Eficiência do tratamento de sementes

No tratamento de semente a inoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio ajuda a reduzir em 75% a utilização de fertilizantes nitrogenados por hectare, o que resulta em maior produtividade, segundo a Universidade de São Paulo – USP.

Na prática, a inoculação ainda ajuda a reduzir os custos de produção em até 12%, ou seja, melhora a produtividade e diminui os gastos de produção de feijão.

Pesquisas apontam que o tratamento de sementes de feijão à base de nutrientes, extratos vegetais e aminoácidos resultou em um incremento de 2,1 sacas a mais por hectare. No total, a área que recebeu as soluções teve uma produção de 60 sc/ha, enquanto a testemunha teve uma produção de 57,9 sacas/ha, resultando em um acréscimo de 3,6%.

De forma clara, os benefícios do tratamento de sementes são: sementes tratadas usualmente recebem a adição de compostos químicos que auxiliam na sua instalação e crescimento na lavoura.

Estes compostos possuem atuação fisiológica nas plantas, auxiliando-as a estabelecerem crescimento vigoroso e com melhor aproveitamento do seu potencial produtivo. Esse crescimento é conhecido como efeito fitotônico, que é caracterizado pelas vantagens positivas no crescimento e desenvolvimento das plantas, proporcionado pela aplicação de algum ingrediente ativo.


Os principais compostos são:

● Inseticidas, fungicidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas e outros agroquímicos, com a função de combater algum tipo de praga ou doença;

● Micronutrientes: estudos indicam que micronutrientes são elementos essenciais para o processo de germinação da semente;

● Bioestimulantes ou reguladores de crescimento: substâncias compostas por hormônios vegetais ou sintéticos que atuam como promotores de crescimento.


Qualidade é tudo

Semente de alta qualidade, em termos de pureza, genética, vigor e germinação é um dos insumos mais importantes para o sucesso do cultivo e o tratamento de sementes é uma das práticas que pode assegurar estande adequado, plantas vigorosas, atraso no início de epidemias e aumento do rendimento.

Além disso, pode prevenir a entrada de pragas e patógenos veiculados pelas sementes em áreas livres. De um jeito ou de outro, ele melhora a qualidade das sementes e traz muitos benefícios ao produtor, vistos desde a semeadura até a colheita.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lavoro lança Essenziale, sua marca própria de especialidades

Dividida em cinco linhas de produtos, o novo portfólio atenderá o agricultor em todas as fases do ciclo produtivo: do plantio à colheita.

Planejamento da safra 2017/18 – Por onde começar

  Ugues Wagner Magalhães Junior Consultor sênior de Gestão e Finanças/MPrado Consultoria   Um dos maiores motivos de se planejar com antecedência, além de identificar o plano...

Morgan Sementes apresenta novos híbridos no Show Rural Coopavel

    Melhoramento genético proporciona alto potencial produtivo, ciclos precoces e estabilidade para produção de grãos e silagem de qualidade; soluções para agricultor incluem tecnologia POWECOREâ„¢   A...

Tratamento de sementes alia inseticida e nematicida

O tratamento de sementes com inseticidas e nematicidas tem se mostrado uma prática rotineira que auxilia no controle de pragas iniciais de campo. Testes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!