23.1 C
São Paulo
domingo, janeiro 23, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Hortifrúti Tutoramento vertical com fitilho

Tutoramento vertical com fitilho

Pablo Henrique de Almeida Oliveira
Mestrando em Produção Vegetal – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
pablohenrickk@gmail.com
André dos Santos Melo
Mestrando em Entomologia – UFRPE
andre.mello004@gmail.com

Práticas de manejo são essenciais para proporcionar um bom desenvolvimento do vegetal que se está cultivando, pois dependendo da prática, a mesma pode favorecer maior aproveitamento da área, ocasionando resultados satisfatórios para o cultivo.
Na cultura do tomateiro, uma prática que está sendo difundida é o tutoramento vertical com fitilho, pois propicia maior aeração, luminosidade, facilidade de controle fitossanitário, permite melhor pulverização uniforme na planta, evita que os frutos sejam pisoteados, evita o estresse nos vegetais, além de aumentar a densidade de plantas por área, aumentando a produção, e consecutivamente, a produtividade. Assim, assegura-se uma maior qualidade nos frutos.

Implantação e manejo

O tutoramento vertical com fitilho em tomateiro pode ser implantado tanto em sistema aberto (campo), como em sistema fechado (estufa). No entanto, deve-se levar em consideração o clima da região que será implantado esse método, pois se houver muita pluviosidade e insolação, podem ocorrer estresses no vegetal ou proliferação de doenças. Portanto, no caso dessa situação, o ideal é que essa cultura seja produzida em ambiente fechado para favorecer o controle local. Escolhendo o local, deve-se atentar ao tipo de crescimento do tomateiro.
O tomateiro pode ser determinado e indeterminado, em que a planta com crescimento determinado apresenta crescimento limitado devido à emissão da inflorescência apical, e possuem de 0,70 a 1,20 m.
Já as plantas de crescimento indeterminado crescem para cima, podendo chegar de 1,80 a 2,00 m, mas também para os lados, favorecendo o acamamento delas. Para contornar esse acamamento, o uso do tutoramento é necessário para organizar as hastes do vegetal, para que o mesmo não invista muito em crescimento lateral e sim no fruto. Com isso, a adoção do tutoramento em fitilho é bem eficiente para o tomateiro de crescimento indeterminado.

Dicas importantes

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Hortifrúti Tutoramento vertical com fitilho